Geral

Especialistas realizam curso inédito em Maceió sobre intercorrências e emergência em procedimentos estéticos

Por Assessoria 15/10/2024 17h05
Especialistas realizam curso inédito em Maceió sobre intercorrências e emergência em procedimentos estéticos
Intitulado Intercorrências e Emergências em HOF, o curso será realizado nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro - Foto: Divulgação



Intitulado Intercorrências e Emergências em HOF, o curso será realizado nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro. Organizado pelo Instituto Santa Rosa, essa é uma experiência inédita para formação ética de profissionais da saúde e estética em Maceió.

Conforme o mais recente relatório da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), publicado em 2023, o Brasil se destaca como o segundo maior realizador de procedimentos estéticos e reparadores no cenário global. Com aumento dos procedimentos e suas possíveis intercorrências, a Dra. Palmyra Santa Rosa e Dr. Luciano Lessa realizam pela primeira vez em Maceió a formação em Intercorrências e Emergências em HOF, voltada para o treinamento de profissionais da saúde e estética. O curso será realizado nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro, no Instituto Santa Rosa, R. Dep. Rubens Canuto, 198.

As inscrições podem ser feitas no link. (https://wa.me/558274008000) os especialistas, o crescimento no número de intercorrências causadas pelo uso de materiais indevidos e falta de capacitação profissional foram o ponto de partida para criação do curso. Em 2024, dois episódios desse tipo ganharam os noticiários: a morte de um empresário após o uso de produtos à base de fenol, que ocasionou a proibição do produto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e a influenciadora digital que morreu após complicações decorrentes da aplicação de PMMA (polimetilmetacrilato).

“Estamos vendo muitos casos preocupantes. Entender sobre as intercorrências na harmonização facial e na estética é essencial para preparar profissionais a lidar com possíveis complicações, garantindo a segurança dos pacientes. A ideia é que a formação ofereça treinamento teórico e prático para gerenciar intercorrências e emergências, com um guia e protocolo para garantir um atendimento seguro. A demanda foi tão alta que a primeira turma já está quase completa antes da divulgação oficial”, explica a Dra. Palmyra Santa Rosa, especialista em harmonização e fundadora do Instituto Santa Rosa, em Maceió.

A formação contará com orientações sobre boas práticas a serem seguidas antes, durante e após os procedimentos, além de destacar a importância da anamnese e avaliação cuidadosa do paciente. No que diz respeito ao tratamento de complicações, serão apresentados protocolos específicos, como o uso de medicamentos e intervenções corretivas para lidar com resultados indesejados.

Os aspectos legais e éticos também serão abordados, com ênfase nas responsabilidades do profissional em casos de intercorrências e a importância do consentimento informado. O curso incluirá ainda o estudo de casos reais, promovendo a análise de intercorrências ocorridas em procedimentos de harmonização facial, além de discutir as abordagens adotadas e os resultados obtidos.

Para fortalecer o aprendizado prático, haverá uma sessão com simulações de situações de intercorrências e treinamento nas técnicas de manejo dessas complicações. As atualizações e avanços na área também serão discutidos, com foco em novas pesquisas e inovações que possam minimizar as intercorrências. Ao final, os participantes terão a oportunidade de tirar dúvidas e participar de um debate sobre os desafios enfrentados na prática profissional.

Esses tópicos foram cuidadosamente elaborados para capacitar os participantes a lidarem da melhor forma com intercorrências, utilizando protocolos e guias que promovem um atendimento seguro e de qualidade.

Sobre a Dra. Palmyra Santa Rosa
Dra. Palmyra Santa Rosa é cirurgiã-dentista formada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) com especialização em odontogeriatria pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É uma das especialistas em Harmonização Orofacial e rejuvenescimento mais importantes do país, criadora do Método de Harmonização Facial Humanizado com mais de 2 mil alunos e 10 mil atendimentos. Entre seus pacientes estão figuras públicas como Cafu, Carlinhos Maia, Alvaro Xaro e Ed Gama. Além da atuação clínica, fundou em 2021 o Instituto Santa Rosa e possui participação em palestras sobre empreendedorismo em eventos notáveis como o Congress Luxury Beauty em Madrid, Espanha.

Sobre o Dr. Luciano Lessa
Dr. Luciano Lessa é cirurgião dentista formado pela UNIT-AL, especialista em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial pelo HGRS-BA e possui doutorado em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CTBMF) pela PUC-RS. Também é habilitado em Sedação Inalatória (PRIME-BA) e Odontologia Hospitalar (CFO).

Sobre o Instituto Santa Rosa
Na busca por expandir o método de humanização e cuidado com a experiência do cliente, em 2021, a Dra. Palmyra Santa Rosa e Paulo José de Carvalho inauguraram o espaço Instituto Santa Rosa. Trazendo uma abordagem multidisciplinar entre profissionais da saúde (estética, odontologia, nutrição, ginecologia e dermatofuncional), o Instituto foi idealizado para ser um espaço de referência para saúde.