Geral

Uncisal conquista credenciamento da Federação Mundial de Terapia Ocupacional

Entidade é responsável por estabelecer padrão nos cursos de Terapia Ocupacional em todo o mundo; Uncisal é a única instituição do estado que oferece o curso

Por Ascom Uncisal 17/10/2024 10h10
Uncisal conquista credenciamento da Federação Mundial de Terapia Ocupacional
Uncisal - Foto: Pei Fon / Agência Alagoas

No mês em que se comemora o Dia do Terapeuta Ocupacional, dia 13 de outubro, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) conquistou o credenciamento da instituição na World Federation of Occupational Therapists (WFOT), a mais importante associação do mundo na área. A entidade é responsável por estabelecer o padrão na educação em Terapia Ocupacional internacionalmente, promovendo a excelência em pesquisa e prática.

No Brasil poucas instituições de ensino são credenciadas à WFOT. A associação reúne 111 organizações membro em todo o mundo e mais de 1.100 programas de educação aprovados. A coordenadora do curso de Terapia Ocupacional da Uncisal, Monique Reis, comemorou a conquista e explicou o processo para credenciar a Uncisal à WFOT.

Segundo ela, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso estava atento e aguardou o lançamento do edital de credenciamento. Quando foi lançado, a coordenação adequou o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que já estava em processo de mudança. “A partir daí nos dividimos em tarefas e preenchemos o formulário, enviamos as evidências e conseguimos realizar a inscrição no mês de julho”, explicou a coordenadora.

Para o curso de Terapia Ocupacional ser credenciado à WFOT, além do reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), a instituição teve que atender a uma carga horária mínima de atividades práticas (mil horas) e uma formação que atenda ao contexto local, diante de aspectos sociais e de saúde. “O curso deve abordar questões voltadas a uma postura ética, crítica e em defesa aos Direitos Humanos, além de contar com participação social, com abordagem interprofissional e interdisciplinar, realizar autoavaliação, entre outras questões analisadas através do PPC do curso”, completou Monique Reis.

A coordenadora explicou que, ao fazer parte da Federação Mundial, a Uncisal ganha visibilidade internacional com o curso de Terapia Ocupacional. “Os nossos egressos, formados a partir da data de credenciamento, se desejarem mudar de país terão o processo de validação facilitado, caso o país seja ligado à WFOT. Além disso, o curso fica ligado a uma instância mundialmente reconhecida e que representa a profissão, por atender aos critérios internacionais de qualidade para a formação”, acrescentou Monique Reis.

Neste edital da World Federation of Occupational Therapists (WFOT) apenas 16 cursos do Brasil submeteram propostas, alguns para o primeiro credenciamento, outros para renovação. Como o resultado foi enviado de forma individual, ainda não foi divulgado o total de aprovações do país, apenas individualmente para cada instituição que teve o credenciamento aprovado.

O credenciamento de uma instituição de ensino à WFOT tem validade até o próximo edital, quando a Uncisal solicitará a renovação do credenciamento. Monique Reis destaca que o credenciamento obedece ao período de intervalo entre os editais. “Nesse caso, no próximo edital iremos submeter o pedido de renovação. Não sabemos o tempo que levará entre um edital e outro, mas acredito que seja um prazo mínimo de 4 anos”, disse.

A Uncisal é a única instituição de ensino superior em Alagoas que oferece o curso de Terapia Ocupacional. Monique Reis falou da alegria em receber a notícia do credenciamento do curso à World Federation of Occupational Therapists. “Passamos por diversos desafios nos últimos anos, com pandemia, ensino remoto, reestruturação da matriz curricular e projeto pedagógico do curso. Foi muito feliz receber essa notícia às vésperas da avaliação do curso e isso mostra o empenho de todo o corpo docente, em especial, os membros do NDE que vêm trabalhando de forma incansável para apresentar uma estrutura curricular moderna e de qualidade”, concluiu.

Tags: