Geral
Comitiva do Maranhão visita Alagoas e conhece programas “AVC Dá Sinais” e “Bate Coração”
Representantes também estiveram na UPA de Jaraguá e na Central de Urgência Integrada do Samu e Corpo de Bombeiros
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) recebeu, nesta terça-feira (5), uma comitiva do Governo do Estado do Maranhão para uma visita a unidades da Rede Estadual de Saúde. O intercâmbio teve como objetivo conhecer os programas de referência implementados pelo Governo de Alagoas, como o AVC Dá Sinais e o Bate Coração, voltados ao tratamento de pacientes acometidos por derrame e infarto, respectivamente.
Durante a visita, o grupo conheceu a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaraguá, o Hospital do Coração Alagoano, onde está situado o Bate Coração; e o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), onde funciona a Central do AVC Dá Sinais.
Ainda em Alagoas, a comitiva maranhense visitou a Central de Urgência Integrada do Programa Salva Mais, que integra o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL).
O secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau, Igor Monteiro, recepcionou a comitiva do Maranhão, representando o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda. Ele ressaltou o compromisso em discutir políticas públicas para a construção de um Sistema Único de Saúde (SUS) ainda mais fortalecido e qualificado.
“Alagoas passou por uma grande transformação por meio do comando do nosso secretário Gustavo Pontes de Miranda e do nosso governador Paulo Dantas na saúde do Estado. Esses dois programas trazem grandes resultados para Alagoas e estamos compartilhando as nossas experiências para que eles possam levar para o Maranhão dois exemplos de assistência ao AVC e ao infarto”, salientou o secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau.
Já a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência de Saúde do Maranhão, Nayane Farias, pontuou que a troca de experiências entre os Estados irá ajudar na implantação do programa Bate Coração na saúde pública maranhense. Ela explica que durante a estadia em Alagoas o grupo foi apresentado aos protocolos e fluxos de atendimento dos programas.
“Iremos levar daqui experiências exitosas que são esses dois projetos, tanto o programa AVC quanto o Bate Coração. O do AVC já foi implantado no Maranhão, inclusive de expansão para o interior do Estado, e o do Coração é uma novidade para nós. Por isso, viemos conhecer como é o fluxo de atendimento, como são todos os trâmites em nível de porta de urgência e emergência até o paciente chegar a ser trombolisado e ser transferido para uma unidade hospitalar que dará continuidade a todo o tratamento”, destacou a coordenadora.
Programas
Os programas implantados em Alagoas se destacam pela excelência no tratamento de pacientes acometidos por AVC e infarto, atuando na assistência pré e hospitalar. Lançado em agosto de 2021, o Programa AVC Dá Sinais já beneficiou milhares de alagoanos, por meio de um aplicativo de telemedicina, que agiliza o diagnóstico da doença, conhecida popularmente como AVC.
A iniciativa melhora a estrutura da Linha de Cuidado do AVC e descentraliza o atendimento de referência, que era realizado só em Maceió. A plataforma integra as UPAs, hospitais e ambulâncias do Samu, para que a triagem e a definição de condutas sejam mais rápidas e efetivas. Com isso, é agilizado o tratamento do paciente e são minimizados os riscos de sequelas e óbitos.
Já o programa Bate Coração reduz o tempo-resposta e aperfeiçoa o tratamento efetivo do infarto. Por meio de aplicativo, ele disponibiliza informações relevantes, em tempo real, para os profissionais de saúde. A plataforma funciona semelhante a do AVC Dá Sinais.