Geral
Alagoas participa de reunião do Comitê Nacional para a Promoção da Cultura Exportadora
No encontro, Estado foi representado pela Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi)
A Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi) representou Alagoas na segunda reunião ordinária do Comitê Nacional para a Promoção da Cultura Exportadora (CNPCE), realizada na terça-feira (12), no Ministério do Planejamento, em Brasília. O encontro, responsável pela execução da Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), reúne representantes de órgãos da administração pública federal, estadual e de entidades representativas do setor privado.
As reuniões são realizadas estrategicamente com o objetivo de formular, coordenar e implementar políticas e ações de incentivo à exportação. O secretário executivo de Relações Federativas e Internacionais, Raul Manso, representou Alagoas e apresentou o planejamento de 2025 para o estado.
“No ano que vem devemos executar as primeiras ações do programa Exporta Alagoas, no qual fomentamos as exportações de produção alagoana, principalmente no âmbito de pequenas e médias empresas. Estamos planejando capacitações, rodadas de negócios e apoio a feiras, em parceria com o MDIC e a ApexBrasil. Na reunião, discutimos os caminhos logísticos para as exportações alagoanas, destacando a importância do nosso porto de Maceió como grande hub de comércio exterior”, destacou Raul.
A reunião também foi uma oportunidade para dialogar sobre exportação com outros estados do Nordeste. "Conversamos com representantes de Sergipe e Pernambuco, explorando a possibilidade de realizar ações conjuntas que permitam fortalecer os estados vizinhos. Esses encontros são ideais para esse intercâmbio, pois os estados da região compartilham proximidade geográfica e enfrentam desafios e oportunidades semelhantes no fomento à exportação," explica Raul.
No encontro anterior, que ocorreu em outubro do ano passado, Alagoas se destacou como um dos primeiros estados a aderir ao PNCE. Essa adesão posicionou o estado na vanguarda de grandes iniciativas, como o programa Exporta Mais Brasil, promovido pela ApexBrasil no início de abril. Além disso, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), ocorreram rodadas de negócios envolvendo empresas alagoanas, resultando em acordos comerciais com compradores internacionais.
*Com Agência Alagoas