Geral
Falta de energia afeta abastecimento de água em 18 municípios da Bacia Leiteira
Interrupção elétrica danifica sistema de captação e atrasa normalização do fornecimento
Uma interrupção no fornecimento de energia elétrica causou, neste domingo (17), a paralisação do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, impactando o abastecimento de água em 18 municípios de Alagoas.
O incidente afetou a captação e a Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT-01) da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), situadas em Pão de Açúcar.
Apesar do retorno da energia elétrica, um inversor de frequência da estação foi danificado, prolongando a interrupção no abastecimento. Técnicos da Casal trabalham para concluir os reparos, previstos para o final da tarde de hoje. Após o conserto, o sistema será religado, e a distribuição de água será retomada gradualmente.
Municípios afetados
O problema comprometeu o fornecimento em localidades atendidas pela Casal e pela concessionária Águas do Sertão, incluindo Palestina, Monteirópolis, São José da Tapera e Santana do Ipanema, além de Jacaré dos Homens, Batalha, Olho D’Água das Flores e Major Izidoro, onde a distribuição é realizada diretamente pela companhia.
A Casal destacou a importância da colaboração dos moradores até que o serviço seja completamente normalizado. “A água retornará de maneira gradual, e pedimos a compreensão da população nesse período de recuperação do abastecimento”, informou a empresa.
A previsão é de que o fornecimento de água seja restabelecido ainda neste domingo.