Geral

Descaso: Crianças enfrentam 15 dias sem energia na creche Gigantinhos do Santos Dumont

Pais denunciam calor, falta de água e precariedade na Creche Professora Maria Elizabete dos Santos, em Maceió

Por Redação 27/11/2024 10h10 - Atualizado em 27/11/2024 11h11
Descaso: Crianças enfrentam 15 dias sem energia na creche Gigantinhos do Santos Dumont
Prefeito JHC durante inauguração do Gigantinhos Santos Dumont - Foto: Arquivo/Secom Maceió

Cerca de 1.200 crianças da Creche Professora Maria Elizabete dos Santos, no bairro Santos Dumont, em Maceió, sofrem dificuldades devido à falta de energia elétrica na unidade, situação que já dura 15 dias. A creche, parte do projeto Gigantinhos, administrada pelo Instituto de Gestão de Ensino e Valorização Educacional (IGEVE), também enfrentou problemas relacionados à falta de água, agravando as condições no local. 

Os relacionamentos de pais e responsáveis ​​apontam para as condições insalubres enfrentadas pelas crianças e funcionários. "As crianças estão no calor, irritadas, porque o ambiente é muito quente e os ventiladores não funcionam. As professoras fazem o que podem, mas está difícil", disse a mãe de uma aluna do berçário. 

Nos últimos dias, informações desencontradas aumentaram a tensão entre as famílias. Nesta quarta-feira (27), uma fonte afirmou que a creche estaria funcionando com energia apenas em uma das fases, situação que gerou reclamações de pais e responsáveis. Apesar disso, as aulas continuaram, ainda que em condições precárias. 

De acordo com o IGEVE, o problema se originou de um incidente no medidor de energia e está sendo tratado pela Equatorial Alagoas. A concessionária, por sua vez, informou que há pendências e a necessidade de adequações internacionais na instalação da creche, ou que a solução foi inviabilizada imediatamente. 

Enquanto a normalização não acontece, as mães relatam que as crianças estão sendo mantidas apenas de fralda para amenizar o calor e que o fornecido de água, feito por caminhões-pipa, ainda é assustador. As reivindicações nas redes sociais cobram uma posição mais ativa da Prefeitura de Maceió e apontam para a falta de transparência na comunicação da creche com os pais.  

A Equatorial Alagoas havia informado à reportagem do Jornal de Alagoas na última sexta-feira, 22, que uma nova vistoria técnica está programada, observando os prazos estabelecidos pela resolução da Aneel. Já o IGEVE declarou que a limpeza e a desinfecção da caixa d'água da unidade estão em dia e que aguarda os ajustes necessários na rede elétrica para restabelecer o fornecimento de energia de forma plena.

Veja abaixo a nota da Equatorial: 

Nota de Esclarecimento: 

Sobre o pedido de adequação de carga para a creche Gigantinhos Santos Dumont, a Equatorial Alagoas informa que no último dia 16/11 recebeu uma nova solicitação por parte do responsável da unidade, considerando que, anteriormente, por motivos de pendências e necessidade de adequações nas instalações internas da instituição, que são de responsabilidade do cliente, houve a inviabilização do serviço. 

A Distribuidora ressalta que a nova solicitação está dentro do prazo estabelecido na resolução 1.000 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e após a análise técnica, uma nova vistoria será realizada. 

Reforça ainda, que todas as tratativas estão sendo feitas com o responsável pela unidade consumidora. 

Assessoria de Imprensa – Equatorial Alagoas

Em contato com a Equatorial, nesta quarta-feira, a reportagem questionou se a empresa ainda estava no prazo e a resposta foi sim, informando que o prazo é até 17 de dezembro. Ou seja, as crianças podem ficar no calor por mais 20 dias.