Geral

Criança de 1 ano tem suspeita de meningite em creche do Gigantinhos, em Chã da Jaqueira

A creche conta com 680 crianças matriculadas e está funcionando normalmente, seguindo orientação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

Por Redação* 16/12/2024 15h03 - Atualizado em 17/12/2024 10h10
Criança de 1 ano tem suspeita de meningite em creche do Gigantinhos, em Chã da Jaqueira
Unidade Gigantinhos - Foto: Reprodução/Internet

A Prefeitura de Maceió está acompanhando um caso de suspeita de meningite em uma menina de 1 ano e 4 meses. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a situação foi identificada neste domingo (15) na unidade Gigantinhos de Chã da Jaqueira.

De acordo com a pasta, a criança está em acompanhamento médico, e evolui bem, sem sinais de gravidade e respondendo bem ao tratamento. A SMS segue monitorando a menina durante toda a hospitalização e aguarda a identificação etiológica (bactéria) para fechar o sorotipo da doença.

Em nota, a SMS informou que a equipe técnica está em contato direto com a Secretaria de Educação de Maceió, não indicando a suspensão das aulas, pois esta é uma forma de monitorar as crianças.

A creche conta com 680 crianças matriculadas e está funcionando normalmente, seguindo a orientação.

O deputado federal Rafael Brito (MDB), se solidariza com a família da aluna e alerta para o caso e exige uma ação imediata da Prefeitura de Maceió.

"Venho alertando sobre as condições inadequadas das unidades Gigantinhos e do risco que elas oferecem à segurança e bem-estar das nossas crianças. Uma unidade com 16 salas não tem capacidade de abarcar 680 estudantes de forma adequada e oferecendo proteção e dignidade aos pequenos. A prefeitura de Maceió precisa tomar providências urgentes para evitar que casos como esses se repitam. Me solidarizo com a família dessa aluna e de todas que estudam na creche Gigantinhos que estão preocupados agora com o possível surto dentro da unidade. O prefeito de Maceió deve tomar medidas imediatas para proteger essas crianças, suas famílias e os funcionários, ao invés de tratar o caso com desprezo. A saúde pública de Maceió precisa ser prioridade, e a prevenção é essencial para evitar um possível surto da doença”, alerta o deputado.

Leia a nota completa:

"A Secretária Municipal de Saúde (SMS) informa que está acompanhando o caso suspeito de meningite, identificado no domingo, dia 15, no Gigantinho da Chã da Jaqueira. Desde então, a Área Técnica Municipal das Meningites vem monitorando o caso e já iniciou as medidas de vigilância. A equipe técnica segue em contato direto com a Secretaria de Educação de Maceió.

A equipe técnica da SMS está realizando o bloqueio de uma possível contaminação em pessoas próximas, com a medicação através da profilaxia, e monitorando toda a comunidade da unidade escolar. A equipe destaca ainda que não é indicada a suspensão de aula, por ser uma forma mais segura de monitorar as crianças.

Em relação a paciente, trata-se de uma criança, do sexo feminino, de 1 ano e 4 meses. De acordo com o acompanhamento médico, a paciente está evoluindo bem, sem sinais de gravidade, e respondendo bem ao tratamento. A SMS segue monitorando a criança durante toda a hospitalização e aguarda a identificação etiológica (bactéria) para fechar qual é o sorotipo da doença".

*Com informações do TNH1