Geral

Alagoas registra oito mortes por meningite em 2024

Maceió concentra maior parte dos óbitos; casos seguem monitorados pela Secretaria de Saúde

Por Redação 16/12/2024 17h05 - Atualizado em 16/12/2024 17h05
Alagoas registra oito mortes por meningite em 2024
Criança portadora de meningite - Foto: Prefeitura de Maceió

O estado de Alagoas contabilizou oito óbitos por meningite em 2024, conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nesta segunda-feira (16). As mortes foram registradas até o dia 1º de dezembro. 

A maioria dos óbitos ocorreu em Maceió, que contabilizou cinco vítimas. Os demais foram registrados nos municípios de Jequiá da Praia, Flexeiras e Satuba. Em relação ao número de casos, o estado confirmou 21 infecções até a última semana epidemiológica. Desses, 15 ocorreram na capital, enquanto os demais foram distribuídos entre Capela, Jequiá da Praia, Flexeiras, Satuba e Marechal Deodoro. 

Entre os casos registrados, 16 foram classificados como meningite do tipo B, e cinco seguem sem identificação. 

A Prefeitura de Maceió informou que acompanha um caso suspeito em uma menina de 1 ano e 4 meses. A situação foi detectada no domingo (15), na creche infantil do Gigantinho, no bairro Chã da Jaqueira, que atende 680 crianças e permanece funcionando normalmente, segundo orientação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).  

De acordo com a SMS, a criança está sob acompanhamento médico, evolui sem sinais de gravidade e responde bem ao tratamento.