Geral

VÍDEO: Incêndios florestais na Califórnia estão fora de controle

Incêndios impulsionados por fortes ventos atingiram áreas nobres da cidade e causaram a evacuação de mais de 30 mil pessoas. Estado da Califórnia, nos EUA, declarou estado de emergência

Por G1 08/01/2025 11h11
VÍDEO: Incêndios florestais na Califórnia estão fora de controle
Incêndios florestais na Califórnia estão fora de controle - Foto: Reprodução

Um incêndio florestal em rápida expansão e com múltiplos focos atingiu a cidade de Los Angeles, na costa oeste dos EUA, nesta quarta-feira (8), causando destruição e a evacuação de mais de 30 mil pessoas.

O primeiro foco de incêndio atingiu Pacific Palisades, uma área nobre da cidade entre Santa Monica e Malibu, ainda na terça-feira, o que levou o Departamento de Bombeiros de Los Angeles a emitir uma ordem de evacuação obrigatória para uma ampla área, das colinas de Topanga Canyon até o litoral.

Uma área de pelo menos 1.200 hectares (cerca de 1.200 campos de futebol) foi consumida pelas chamas em Pacific Palisades. Autoridades locais emitiram múltiplos avisos de evacuação, o que causou engarrafamentos em algumas rodovias da cidade. O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência.

"A rua inteira se foi, não sobrou nada, nada", afirmou à Reuters um bombeiro que combatia as chamas em Palisades.

A rápida evolução dos incêndios ocorre por conta do fogo aliado a rajadas de vento que superam os 100 km/h, o que dificulta o trabalho dos bombeiros.

Enormes nuvens de fumaça podiam ser vistas soprando das colinas a quilômetros de distância, enquanto as chamas invadiam as casas próximas. O incêndio foi alimentado pelos ventos de Santa Ana, que sopram rajadas quentes e secas dos desertos do interior em direção à costa.

Bombeiro luta contra incêndio durante fortes ventos no oeste de Los Angeles, na Califórnia, em 7 de janeiro de 2025. — Foto: REUTERS/Ringo Chiu TPX IMAGES OF THE DAY

Imóveis de luxo e de famosos também foram evacuados pelo incêndio em Pacific Palisades. O ator Mark Hammil disse em uma publicação no X que saiu de sua casa e avisou sobre a gravidade do fogo: "Incêndio mais terrível desde 1993".

O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu o alerta mais alto para condições extremas de incêndio em grande parte do Condado de Los Angeles, válido de terça a quinta-feira, prevendo rajadas de vento de 80 a 130 km/h, com ventos isolados de 130 a 160 km/h nas montanhas e no sopé das montanhas.

Incêndio florestal atinge área de Pacific Palisades, a oeste de Los Angeles e aviões tentam combater chamas em 7 de janeiro de 2025. — Foto: REUTERS/Daniel Cole


Um segundo incêndio começou próximo a Pasadena, no norte de Los Angeles, e multiplicou de tamanho em poucas horas, atingindo 400 hectares, de acordo com a Cal Fire.

"Ameaça imediata à vida. Esta é uma ordem legal para SAIR AGORA", dizia um aviso publicado pelo Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire).

Quase 100 moradores de um lar de idosos em Pasadena foram evacuados, informou a CBS News. Vídeos mostraram residentes idosos, muitos em cadeiras de rodas e macas, reunidos em um estacionamento cheio de fumaça e ventos fortes, enquanto caminhões de bombeiros e ambulâncias prestavam assistência.