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Investimento superior a R$ 1,5 bi do Governo de Alagoas assegura melhoria da malha viária estadual
Govenador Paulo Dantas já entregou mais de 240 obras de pavimentação rodoviária e urbana em Alagoas
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Desde 2022, o governador Paulo Dantas já entregou mais de 240 obras de pavimentação asfáltica e em paralelepípedos (rodoviária e urbana), totalizando cerca de mil quilômetros, por meio de um investimento superior a R$ 1,5 bilhão. Os números robustos se materializam na melhoria da malha viária alagoana, que pavimenta a transformação econômica em curso e abre novos caminhos para o desenvolvimento do estado.
Os investimentos se espalham por todas as regiões. Como artérias, as rodovias em bom estado fazem as mercadorias fluir com eficiência, irrigando a economia a partir de Arapiraca que, geograficamente, fica no coração do estado; facilitam a movimentação de turistas nos litorais Norte e Sul, e rasgam o Sertão em direção a Delmiro Gouveia, que, em breve, contará com vias duplicadas até Maceió.
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Do alto da cabine do caminhão, Ademir Santos, 43 anos, fala com autoridade sobre a malha rodoviária alagoana, entre o Agreste e o Sertão. Nessa rota, semanalmente, ele percorre mais de 30 municípios, abastecendo estabelecimentos como bares, restaurantes e lanchonetes com refrigerantes e outras bebidas.
São 29 anos ao volante, 17 deles na mesma empresa. Na quinta-feira (9), Santos abastecia um restaurante à margem da AL-220, que já conta com 130 Km de vias duplicadas, da Barra de São Miguel até Batalha, onde estacionou o caminhão para descarregar as mercadorias e anotar novos pedidos.
Ao final do atendimento, ele conversou brevemente com a Agência Alagoas e falou sobre a qualidade das vias por onde trafega. “São boas! A que a gente está rodando agora, duplicada, está ficando maravilhosa. A gente consegue andar melhor, sem obstáculos, e diminui o risco de acidentes com duas mãos indo e duas voltando”, avaliou o motorista.
Perto dali, Paulo Romuel, encarregado-geral das obras de duplicação dos lotes 2 e 3 da AL-220, acompanhava os trabalhos de terraplanagem. Uma colossal retroescavadeira de esteira abria caminho em direção a Monteirópolis. São mais de 70 operários trabalhando nos dois trechos.
Quando chegar a Delmiro Gouveia, a AL-220 contará com 247 km de vias duplicadas, a partir da Barra de São Miguel, informa o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
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“No lote 2, de Batalha até Monteirópolis, a prioridade é a terraplanagem, neste momento. A meta é chegar até Olho D’Água das Flores. Acredito que, na próxima semana, a gente já chegue a Monteirópolis”, revela Romuel.
Eduardo Rodrigues, 53 anos, atua como motorista do transporte complementar de passageiros entre Olho D’Água das Flores e Delmiro Gouveia. Ele fala da expectativa para que a duplicação chegue até o Alto Sertão.
“A duplicação é boa pra tudo: a manutenção fica mais em conta, o passageiro tem mais conforto, a gente não se estressa tanto passando marcha, livrando de buraco; é menos acidente. A expetativa é grande porque vai melhorar, como já melhorou para Arapiraca. É outro padrão de vida”, projeta Rodrigues, destacando que a malha rodoviária da região passou por manutenção recente.
Entre vias urbanas, estradas e rodovias, o Governo de Alagoas já restaurou quase 500 km em todo o estado, por meio dos programas Pró-Estrada e Alagoas de Ponta a Ponta, executados pela Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand).
Segundo a pasta, só o Alagoas de Ponta a Ponta beneficiou 10 municípios, entre 2023 e 2024, com a pavimentação asfáltica de mais de 50 km, ligando as zonas rurais aos centros urbanos.
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Malha rodoviária impulsiona o turismo
Turismo se faz com boas estradas. Neste sentido, o Governo de Alagoas tem investido na recuperação, duplicação e implantação de rodovias em todas as regiões turísticas de Alagoas.
No Agreste e nos Cânions do São Francisco não tem sido diferente, onde a atividade turística cresce e se fortalece. Subgerente de um posto de combustíveis à margem da AL-220, em Olho D’Água das Flores, Diogo Ferreira dos Santos é testemunha dessa transformação econômica e social, que tem beneficiado o estabelecimento em que trabalha.
“O fluxo aumentou muito a partir de 2018, praticamente dobrou aqui, tanto no posto como na loja de conveniência. Quando a duplicação chegar, vai ser melhor ainda”, projeta Diogo Ferreira, um dos 25 trabalhadores empregados na empresa.
Evânia Albuquerque é proprietária de uma agência de turismo em Arapiraca. Na avaliação dela, a malha rodoviária alagoana “melhorou muito”, sobretudo nos últimos cinco anos. E cita como exemplo as rodovias AL-115 e AL-220.
“Nas saídas de final de semana, de Arapiraca ao Sertão - para tomar aquele banho no Rio São Francisco ou mesmo para passar em Belo Monte e em Pão de Açúcar, como também no sentido Litoral Sul -, nossas estradas melhoraram muito”, avalia Evânia, reforçando a importância da conclusão das obras de duplicação da AL-220, que vai reduzir ainda mais o tempo de viagem, elevar a segurança viária e o conforto dos usuários.
“Para nós aqui do Agreste, especificamente de Arapiraca e das outras 28 cidades circunvizinhas, a região ganha muito com a duplicação da AL-220, desde a nossa capital, Maceió, até Delmiro Gouveia, que é a nossa última cidade do estado, lá no Sertão de Alagoas”.
Litoral Norte e Vale do Paraíba
No sentido Litoral Norte, o cenário também é de muito trabalho. As obras de implantação de vias duplas da rodovia AL-101 Norte avançam, no trecho que começa em Maceió, no bairro da Garça Torta, até a Barra de Santo Antônio.
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São 30 km de uma nova infraestrutura viária que faz parte da Rota do Charme. Com investimentos previstos de R$ 412 milhões, a via dupla deve impulsionar ainda mais o turismo na região que, até 2026, também ganhará o Aeroporto Costa dos Corais, em Maragogi.
“As obras de duplicação de Maceió à Barra de Santo Antônio já estão em andamento e esperamos ansiosos pela conclusão. Deixamos aqui o agradecimento aos investimentos necessários para fomentar ainda mais o nosso setor”, afirmou a presidente executiva do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCC&VB), Ana Maria Carvalho.
Ela lembrou que as obras de reconstrução da AL-101 Norte influenciaram de forma significativa o desenvolvimento turístico da região.
“Foi importante porque reduziu o atraso de viagens, desgaste de veículos e riscos de acidentes, impactando positivamente para a segurança e conforto dos passageiros que por ela circulam, sejam turistas ou moradores da região”, acrescentou.
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Na Região dos Quilombos, outra importante obra viária está sendo executada pelo Governo do Estado, por meio da Setrand. É a implantação da pavimentação asfáltica do acesso à Cachoeira do Anel, principal atrativo natural e turístico de Viçosa, a 86 km de Maceió, no Vale do Paraíba.
Junto com a pavimentação do acesso ao povoado quilombola do Sabalangá, serão 3 km de rodovia implantados. Em entrevista recente, o governador Paulo Dantas assegurou que vai entregar todas as obras estruturantes que estão em curso em Alagoas até o final de 2026, quando termina o seu segundo mandato.
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“Estamos avançando na logística com eficiência nos quatro cantos de Alagoas. Vamos entregar todas as nossas obras estruturantes pactuadas em 2022, na campanha eleitoral”, afirmou.
Malha federal
Quando o assunto é qualidade da malha rodoviária federal, Alagoas também se destaca. O Índice de Condição da Manutenção (ICM) aponta que 91% das rodovias federais do estado estão em boas condições, enquanto apenas 8% foram classificadas como regulares. Os dados são do Ministério dos Transportes e se referem a novembro de 2024.
Atendendo às demandas apresentadas pelo Governo do Estado, o Ministério, que tem à frente o ex-governador Renan Filho, destinou R$ 354,1 milhões para a infraestrutura viária em Alagoas, quase o triplo do verificado em 2022.
Dentre os investimentos, o Ministério dos Transportes firmou convênio, via Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com o Departamento de Estradas e Rodagens de Alagoas (DER/AL), para a recuperação de 130 quilômetros de rodovias estaduais danificadas. Os investimentos totalizaram R$ 82,7 milhões.
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