Geral

Segurança no Campus da UFAL gera divergências entre Polícia Federal e SSP-AL

Aulas foram suspensas após relatos de ameaças no Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte (ICHCA)

Por Redação com agências 31/01/2025 18h06
Segurança no Campus da UFAL gera divergências entre Polícia Federal e SSP-AL
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Foto: Reprodução/Internet

A segurança no campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió, grerou divergências entre a Polícia Federal (PF) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL). O impasse surgiu após denúncias de ameaças e a falta de segurança no Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte (ICHCA), que levaram à suspensão de aulas em cinco cursos desde quinta-feira (30).

A PF, por meio de nota, esclareceu que a responsabilidade pela segurança no campus é da Polícia Militar, argumentando que a atuação no local é competência da PM. No entanto, a SSP-AL contestou, afirmando que o policiamento dentro da universidade deve ser feito pela PF, visto que se trata de uma área federal.

Veja abaixo a nota da PF: 

A Superintendência da Polícia Federal em Alagoas esclarece que a manutenção da ordem pública no campus da UFAL é de responsabilidade da Polícia Militar e que não recebemos, até o momento, nenhum ofício da UFAL comunicando eventual prática criminosa em seu campus. 

Veja agora, a nota da SPP: 

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) informa que o policiamento ostensivo no entorno do Campus Maceió da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) é realizado diariamente pelo 12º Batalhão de Polícia Militar. No entanto, reforça que a atuação dentro das dependências da universidade é de competência da Polícia Federal, uma vez que se trata de uma área federal. 

A SSP-AL reafirma seu compromisso com a segurança da população alagoana e com a integração das forças policiais, visando à redução contínua dos índices de violência no estado.