Geral
1ª edição do Ecoponto Aqui percorre ruas do Dique Estrada, em Maceió
Campanha estará nos bairros da capital alagoana; objetivo é conscientizar população sobre os novos equipamentos
Os Ecopontos têm papel significativo para manter a cidade limpa. Os equipamentos foram instalados pela Prefeitura de Maceió para receber materiais como recicláveis, restos de poda de árvores, volumosos e resíduos da construção civil de até um metro cúbico. O serviço oferecido pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) é de graça.
Para ampliar a adesão dos maceioenses na utilização dos equipamentos, foi criada a iniciativa Ecoponto Aqui. A primeira ação do projeto ocorreu na manhã desta segunda-feira (3), nos arredores do Ecoponto Dique Estrada, no Vergel do Lago. Lá, os educadores da Alurb percorreram a localidade, porta a porta, orientando os moradores sobre a capacidade de receber materiais que são jogados de forma irregular em alguns pontos da cidade.
Israel Ferreira aprova iniciativa. Foto: Crystália Tavares/ Ascom Alurb
Israel Ferreira, residente do Vergel do Lago, comentou sobre a iniciativa. "Eu acho a ideia do Ecoponto maravilhosa. Assim, é possível manter a cidade limpa e evitar que alguns materiais sejam jogados na rua e acabam atrapalhando a circulação dos moradores ou causem transtornos devido ao fechamento de galerias e bueiros", disse.
Edjane Silva confessa que não conhecia o Ecoponto próximo de casa, mas agora passará a utilizar o equipamento. "Não conhecia o Ecoponto, mas sabia que tinha algo relacionado ao descarte correto quando passava em frente. Agora que os educadores me explicaram, acho que é uma ótima solução para acabar com o lixo na rua. Com certeza serei uma usuária quando precisar descartar algum resíduo", revelou.
Edjane Silva diz que vai utilizar o Ecoponto. Foto: Crystália Tavares/ Ascom Alurb
A coordenadora-geral dos Ecopontos, Ângela Silva, avaliou que a ação vai aumentar a adesão dos moradores, que devem utilizar o Ecoponto da região para o descarte correto de materiais.
"Em termos de adesão, as pessoas passaram a conhecer o local e sua serventia. Com isso, iremos evitar o descarte irregular nas calçadas, áreas públicas e córregos do bairro, beneficiando os moradores em tempos de chuva e no dia a dia, sem a possibilidade de proliferação de ratos e outras pragas", afirmou.
Ecoleta auxilia no recolhimento de resíduos. Foto: Crystália Tavares/ Ascom Alurb
As atividades do Ecoponto Aqui contaram com a participação dos profissionais do Ecoleta, responsáveis por fazer o recolhimento de resíduos na região com um triciclo elétrico e dos jovens aprendizes da Naturalle e Viambiental, empresas que fazem a coleta domiciliar em Maceió.
"Hoje demos o pontapé inicial em mais uma campanha que visa manter a cidade limpa e preservar o meio ambiente, dando a destinação correta para vários tipos de materiais. Nas próximas semanas, o projeto vai percorrer outros bairros, priorizando os que possuem Ecoponto, fazendo com que a população possa aderir, cada vez mais, e compartilhar com o poder público essa responsabilidade de cuidar da cidade", completou a diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares.