Geral

Pais e responsáveis fazem protesto por falta de vagas em escolas de Maceió

Ato aconteceu em frente à Secretaria Municipal de Educação, no bairro do Cambona

Por Redação* 04/02/2025 13h01 - Atualizado em 04/02/2025 13h01
Pais e responsáveis fazem protesto por falta de vagas em escolas de Maceió
Mães temem que seus filhos fiquem sem estudar - Foto: Reprodução

A falta de vagas nas escolas municipais de Maceió foi o motivo de um protesto realizado na manhã desta terça-feira (4) por pais e responsáveis de estudantes, em frente ao prédio sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Os manifestantes afirmam não conseguir vagas para os filhos nas redes municipais de ensino. Imagens que circulam nas redes sociais mostram que houve reclamações e palavras de ordem exigindo mais vagas e cobrando soluções efetivas da Secretaria.

Em nota, a Secretaria informa que ainda este ano serão ofertadas mais de 14 mil vagas destinadas à educação infantil. Além disso, a Semed esclarece que os estudantes que não foram alocados em nenhuma das 157 unidades escolares serão chamados à medida que as vagas sejam disponibilizadas.


Confira a nota oficial:


A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) informa que, com a expansão do programa Gigantinhos, ainda em 2025 devem ser ofertadas cerca de 14 mil novas vagas somente da Educação Infantil. Já estão em andamento as construções de 11 creches próprias e serão abertas também novas creches em parceria com a Rede Parceira.

O órgão informa ainda que os estudantes que não foram alocados em nenhuma das 157 unidades escolares, entre escolas e creches, ficarão em uma lista de suplência, e serão chamados à medida que as vagas sejam disponibilizadas, tanto nas unidades escolares já existentes ou naquelas que serão abertas.


Já foram iniciadas as obras de construção de um complexo escolar com metodologia Sesi, na Cidade Universitária, para atender mais de mil estudantes; além das obras de uma nova creche-escola, do projeto Flexais, com capacidade para atender 120 alunos.