Geral

Maceió registra aumento de ocorrências com morcegos e alerta para risco de raiva

Número de registros em janeiro de 2025 já iguala total de casos notificados em todo o ano anterior

Por Redação com agências 08/02/2025 16h04
Maceió registra aumento de ocorrências com morcegos e alerta para risco de raiva
Morcegos podem apresentar o vírus da raiva, transmitindo a doença a outros animais - Foto: Reprodução

O Laboratório de Entomologia da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria de Saúde de Maceió registrou, em janeiro de 2025, cinco ocorrências envolvendo morcegos, o mesmo número de casos notificados ao longo de todo o ano de 2024. O aumento preocupa as autoridades de saúde, que reforçam a necessidade de atenção da população ao encontrar morcegos mortos, caídos ou em comportamento incomum.

De acordo com Carlos Fernando Rocha, biólogo responsável pela UVZ, esses animais podem estar contaminados pelo vírus da raiva, que representa risco para cães, gatos, equinos, suínos e humanos. Ele orienta que qualquer contato com morcegos em situação atípica seja evitado e que o caso seja imediatamente comunicado à Vigilância de Zoonoses.

Orientações à população


O comportamento dos morcegos deve ser observado com atenção. Animais voando durante o dia, se alimentando em horários incomuns ou encontrados no chão, mortos ou debilitados, são sinais de alerta. Nesses casos, a recomendação é acionar a UVZ para a remoção segura do animal.

“Já registramos casos em que cães e gatos brincavam com morcegos no chão, o que representa um grande risco de contaminação. Ao identificar a situação, o tutor deve evitar qualquer contato direto e comunicar imediatamente a UVZ pelo WhatsApp. Se o animal de estimação não estiver com a vacina contra a raiva em dia, a equipe também fará a imunização no local”, explica o biólogo.

Contato para denúncias


A população pode acionar a Unidade de Vigilância de Zoonoses pelo WhatsApp (82) 98882-8240 ou pelo telefone fixo (82) 3312-5485. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados e domingos, das 8h às 14h, exceto feriados.