Geral

Batalhão de Incêndio intensifica fiscalização e prevenção de vazamento de gás em Maceió

A fiscalização busca colaborar na identificação de vazamento de gás para garantir a segurança

Por Ascom CBMAL 13/02/2025 12h12
Batalhão de Incêndio intensifica fiscalização e prevenção de vazamento de gás em Maceió
Corpo de Bombeiros realiza prevenção contra acidentes relacionados a vazamento de gás - Foto: Ascom CBMAL

O Batalhão de Incêndio (BI) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) atua ativamente na fiscalização e prevenção de acidentes relacionados ao Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Além de seu amplo uso como gás de cozinha, o GLP é essencial em aplicações comerciais, agrícolas e industriais. No entanto, o risco de vazamento representa um grande perigo, exigindo constante monitoramento e medidas preventivas. Pensando nisso, o BI vem intensificando ações de fiscalização e vistoria para garantir a segurança da população e evitar incidentes.

De acordo com um levantamento realizado pela Seção de Atividades Técnicas (SAT) do Batalhão de Incêndio, em janeiro de 2025, foram apuradas 78 denúncias sobre armazenamento e comercialização irregular de GLP em residências, prédios e estabelecimentos comerciais de Maceió. Em todo ano de 2024, esse número chegou a 265 denúncias.

Como parte da ampliação das ações, no primeiro mês de 2025 foram realizadas 84 fiscalizações e 79 vistorias na capital alagoana, com o objetivo de reduzir riscos e garantir a segurança da população. Além disso, foram efetuadas nove prorrogações de prazo e 160 atendimentos presenciais na instituição. O intuito é aumentar ainda mais as ações realizadas em 2024 quando foram contabilizadas 669 fiscalizações e 443 vistorias em Maceió.

O vazamento de gás representa um risco significativo, pois quando acumulado em um ambiente fechado e em contato com uma fonte de ignição, como faíscas de aparelhos elétricos, interruptores ou até mesmo uma simples lâmpada, pode provocar uma explosão de grandes proporções. Além disso, ao se espalhar em um espaço confinado, o GLP pode deslocar o oxigênio presente no ambiente, levando à asfixia ou intoxicação. Por isso, é fundamental saber identificar e denunciar essas situações de risco para evitar tragédias.

Denúncia

Caso identifique alguma irregularidade na estrutura ou no armazenamento de gás em residências ou estabelecimentos comerciais, comunique pelo Disque Denúncia, no número 181. As denúncias também podem ser enviadas por e-mail para [email protected].

As denúncias são anônimas e fundamentais para prevenir acidentes, proteger vidas, patrimônios e o meio ambiente. O trabalho contínuo do CBMAL reforça o compromisso com a segurança da população alagoana, garantindo o cumprimento das normas e minimizando os riscos de acidentes.