Geral

Restaurante em Maceió é flagrado furtando energia pela terceira vez em dois anos

A fraude desviou carga suficiente para abastecer 580 residências; estabelecimento responderá criminalmente

Por Redação* 13/02/2025 18h06
Restaurante em Maceió é flagrado furtando energia pela terceira vez em dois anos
Restaurante está localizado no bairro da Jatiúca, parte baixa da capital - Foto: Reprodução

Uma operação conjunta da Equatorial Alagoas, Secretaria de Segurança Pública (SSP) e do 1º Batalhão da Polícia Militar acordadas, pela terceira vez em dois anos, uma fraude no medidor de energia de um restaurante localizado no bairro de Jatiúca, em Maceió. A ação, batizada de “Fim de Linha”, teve como objetivo combater irregularidades no consumo de energia elétrica. 

Durante uma vistoria técnica, a distribuidora constatou que o estabelecimento desviou aproximadamente 175.000 kWh , carga suficiente para abastecer cerca de 580 residências por um mês . O medidor de energia, conhecido como “relógio”, apresentou intervenção que comprometia a medição correta do consumo. 

Após a constatação da fraude, uma equipe técnica regularizou o fornecimento de energia do local e um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado por furto e fraude, crimes previstos nos artigos 155º e 171º do Código Penal Brasileiro. 

O superintendente de Operação da Equatorial Alagoas, Stevon Schettino, destacou que fraudes no sistema elétrico representam risco à segurança pública e à qualidade da energia distribuída. 

“As intervenções indevidas nos medidores não apenas comprometem a medição correta do consumo, mas também representam riscos sérios à segurança das pessoas e à infraestrutura elétrica. Essas práticas causam acidentes graves, como choques elétricos e incêndios, além de sobrecarregar o sistema, prejudicando a qualidade da energia fornecida a todos”, afirmou Schettino. 

Ele também reforçou a importância das parcerias com órgãos de segurança para coibir esse tipo de crime. 

“Nosso compromisso é garantir a segurança e o bem-estar dos consumidores. A prática de fraudar medidores é ilegal e coloca todos em risco. Contamos também com a colaboração da população para denunciar irregularidades”, completou. 

O restaurante deve responder criminalmente pelas fraudes e pode ser multado pelo consumo irregular. A Equatorial Alagoas segue realizando fiscalizações periódicas para combater furtos de energia no estado. 

Com Equatorial Alagoas.