Geral

Vídeo: Baleia engole e solta jovem que andava de caiaque no Chile

Adrián Simancas passeava de caiaque no sul do Chile quando foi capturado por uma baleia

Por G1 14/02/2025 11h11 - Atualizado em 14/02/2025 13h01
Vídeo: Baleia engole e solta jovem que andava de caiaque no Chile
Jovem engolido por baleia no Chile - Foto: Dell Simancas

Poucas pessoas são engolidas por uma baleia e sobrevivem para contar a história. O chileno Adrián Simancas, 23, é uma delas.

O jovem e seu pai tentavam fazer uma travessia em um canal no extremo sul do continente a bordo de packrafts, uma espécie de caiaque inflável, nas águas geladas próximas da Terra do Fogo.

Eles haviam saído da baía El Aguila, 70 km ao sul de Punta Arenas. "Estávamos planejando ir para a Ilha de Nassau, mas tivemos que cancelar a viagem por causa do encontro com a baleia, já que perdi meu remo”, contou Simancas, ao jornal "La Prensa Austral". Ele também afirma que viu jorros de água cerca de meia hora antes do incidente.

No vídeo gravado por seu pai, é possível ver uma baleia jubarte emergindo das águas e engolindo Adrián, que emerge à superfície poucos segundos depois.

Em entrevista o jovem contou a sensação de estar dentro do animal.

"Senti uma textura viscosa, que roçou meu rosto. Naquele momento, fechei os olhos esperando um impacto, mas a sensação foi mais como se ela estivesse me virando, do que me golpeando, e naquele momento fiquei deitado", conta o venezuelano de 23 anos, que agora está em Punta Arenas, à BBC News Mundo, serviço de notícias em espanhol da BBC.

"Quando me viro, não vejo Adrián. Fiquei preocupado por um segundo. Até vê-lo saindo do mar. Então vejo algo, um corpo, que imediatamente pensei ser provavelmente de uma baleia, devido ao seu tamanho", recorda o pai.

Só então que eles fizeram as manobras de resgate, conseguiram afastar o animal, e começaram a retornar.

"Percebi que ela não havia me comido, que não era um predador", conta Adrián, que acredita que a baleia poderia estar brincando ou ter passado entre eles por curiosidade.

Os Simancas chegaram ao Chile há mais de 7 anos, direto do Estado do Amazonas, na Venezuela, com a ideia de melhorar sua qualidade de vida. Mas nunca haviam imaginado que poderiam viver esta experiência com uma baleia.