Geral

Francisco: Igreja Católica no Brasil reza pela saúde do papa que está internado

O papa Francisco enfrenta um quadro de bronquite e infecção respiratória polimicrobiana. Segundo o Vaticano, situação é “complexa”

Por Giovanna Estrela com Metrópoles 18/02/2025 09h09
Francisco: Igreja Católica no Brasil reza pela saúde do papa que está internado
Vaticano emitiu nota ontem (17) informando que o quadro de saúde de pontífice é 'complexo' - Foto: Vatican Media via Vatican Pool/Getty Images

A recente hospitalização do papa Francisco para tratamento de bronquite e uma infecção respiratória polimicrobiana, em um quadro clínico “complexo”, segundo o Vaticano, sensibilizou milhares de pessoas em todo o mundo. No Brasil, instituições católicas prestaram solidariedade ao pontífice.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou uma carta destinada a Francisco, em que manifestaram orações ao papa.

“Manifestamos nossa comunhão fraterna e orações, expressando nossa profunda solidariedade neste momento em que Vossa Santidade se encontra em tratamento de saúde”, registram os bispos.

A presidência da CNBB afirma ainda que o povo de Deus espalhado pelo país está unido em oração, pedindo a Deus que conceda ao Papa “saúde renovada e forças para continuar sua missão apostólica”. “Que Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, interceda junto a seu Filho pela sua pronta restauração”, acrescentam.

Em nota enviada ao Metrópoles, a Canção Nova afirmou que, “unida por toda a Igreja”, está em oração pelo pontífice.

“A Canção Nova, unida a toda Igreja, está em oração pela saúde do nosso querido Papa Francisco, desejando sua pronta recuperação para que possa retornar às suas atividades neste ano de Jubileu da Esperança. Ao Santo Padre, sempre tão atento aos que sofrem no mundo com guerras, fome e tragédias, nossa solidariedade e afeto de filhos”.

Por conta da complexidade do quadro clínico de Francisco, a Sala de Imprensa da Santa Sé informou que a audiência geral do papa desta semana está cancelada.

Os problemas de saúde do papa

Aos 88 anos, o papa Francisco tem enfrentado uma série de complicações médicas, incluindo infecções respiratórias recorrentes, dificuldades de locomoção e intervenções cirúrgicas.

Desde jovem, o pontífice apresenta desafios relacionados à saúde pulmonar. Aos 21 anos, na Argentina, ele teve parte de um pulmão removido devido a uma pleurisia.

Mais recentemente, desde o início de 2023, ele tem sofrido com gripes recorrentes. Em março daquele ano, foi hospitalizado com dificuldades respiratórias e diagnosticado com bronquite, respondendo bem ao tratamento com antibióticos.

Em novembro de 2023, precisou cancelar uma viagem à COP28, em Dubai, devido a uma gripe e inflamação pulmonar.

Já em fevereiro de 2024, passou por um check-up após apresentar sintomas semelhantes. No final de setembro do mesmo ano, suspendeu compromissos por conta de um quadro gripal leve.

Além dos problemas respiratórios, o papa Francisco sofreu quedas recentes. Em dezembro de 2024, ele machucou o queixo após um acidente em sua residência. No mês seguinte, em janeiro deste ano, sofreu outra queda, dessa vez machucando o braço.

O pontífice também passou por procedimentos cirúrgicos. Em julho de 2021, ele foi submetido a uma operação para remover 33 cm do cólon devido a uma diverticulite.

Em junho de 2023, precisou passar nove dias no hospital após uma cirurgia para reparar uma hérnia abdominal, causada por oclusões intestinais dolorosas. Em 2023, ele revelou que a diverticulite havia retornado.

Francisco também lida há anos com dores provocadas pela ciática, um problema crônico que afeta as costas, quadris e pernas. Em 2020, uma crise o impediu de participar das celebrações de Ano Novo, sendo a primeira vez em que sua saúde o fez perder grandes eventos religiosos.

Além disso, ele tem uma condição dolorosa no joelho, que o levou a cancelar viagens em 2022 para o Líbano, República Democrática do Congo e Sudão do Sul.

Ele optou por não fazer cirurgia, temendo efeitos colaterais da anestesia, e buscou alívio com terapia a laser e magnética. Em 2023, conseguiu remarcar a viagem para a África e visitar os dois países.