Geral

Protesto de professores na porta da Prefeitura de Maceió cobra reajuste de 13,65%

Os profissionais estiveram no local para exigir o reajuste e outras questões como o pagamento de progressões atrasadas

Por Redação* 20/02/2025 12h12
Protesto de professores na porta da Prefeitura de Maceió cobra reajuste de 13,65%
A categoria está em campanha salarial, e reivindica um reajuste de 13,65% - Foto: Reprodução

Servidores da Educação municipal protestaram em frente à sede da Prefeitura de Maceió, no bairro Jaraguá, nesta quarta-feira (19). O ato foi coordenado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) reivindicando um reajuste salarial de 13,65% baseado no incremento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) que a prefeitura tem esse ano.

“Esse percentual nem sequer repõe as perdas acumuladas pela categoria nos últimos anos, mas é o valor que nós sabemos que é viável, e a prefeitura deveria repassar o crescimento do FUNDEB para quem faz a educação funcionar, as trabalhadoras e trabalhadores”, disse Izael Ribeiro, presidente do Sinteal.

Vários profissionais se reuniram no local para expor as dificuldades enfrentadas no trabalho, além dos pais e responsáveis que estiveram também presentes para cobrar por melhorias na Educação Pública de Maceió.

Além do reajuste salarial, a mobilização também cobrou o pagamento de progressões atrasadas, aumento de carga horária, melhorias na estrutura física das escolas, concurso público para profissionais e solução para a crise do transporte escolar.

O Sindicato segue aguardando um retorno da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que ainda não respondeu à proposta enviada pela categoria