Geral
Polícia Científica pericia área de mata incendiada em Japaratinga
Criação de setor especializado fortalece combate a crimes ambientais em Alagoas

Um incêndio atingiu uma área de vegetação nativa em Japaratinga, um dos principais destinos turísticos da Costa dos Corais, no litoral norte de Alagoas. O caso, ocorrido em janeiro de 2024, está sendo investigado como possível crime ambiental.
A Polícia Civil instaurou um inquérito e solicitou à Polícia Científica uma perícia criminal na região. Na última quarta-feira (19), peritos do recém-criado setor de Crimes Ambientais do Instituto de Criminalística de Maceió (ICM) realizaram a primeira análise da área afetada.
Investigação e perícia
A equipe, composta por cinco peritos criminais, utilizou drones e equipamentos especializados para mapear a extensão do dano ambiental e vestígios de vestígios.
Segundo Charles Mariano , chefe do ICM e responsável pela perícia, a maioria dos incêndios florestais no país é causada por ação humana, seja intencional ou por negligência.
"Nosso trabalho é fornecer provas técnicas para a investigação. Com os levantamentos realizados, elaboramos um laudo detalhado com estimativa da área afetada e descrição dos vestígios encontrados", explicou o perito.
A perícia contou com a participação do perito-geral adjunto Wellington Melo e dos peritos criminosos Jana Kelly, Lincoln Machado e Natália Gonzaga .
Fortalecimento da fiscalização ambiental
Com a criação do setor especializado, a Polícia Científica de Alagoas passa a contar com peritos focados exclusivamente em crimes ambientais. O objetivo é fortalecer a fiscalização e coibir práticas criminosas que ameacem a fauna e a flora do estado.
