Geral

Próximo ao Carnaval, Uber permite que motoristas bloqueiem usuários

A nova ferramenta da Uber permite que os motoristas bloqueiem e não recebam mais chamados de passageiros que ele avaliou mal anteriormente

Por G1 20/02/2025 17h05
Próximo ao Carnaval, Uber permite que motoristas bloqueiem usuários
Bloqueio será automático quando o motorista der apenas uma estrela para o passageiro - Foto: Divulgação

A Uber lançou nesta quarta-feira (19) uma funcionalidade que permite ao motorista bloquear passageiros considerados problemáticos. A opção será disponibilizada gradualmente para todos os condutores do aplicativo.

“O sistema de avaliações funciona para os dois lados. Estamos sempre enviando comunicações sobre como os usuários podem melhorar suas avaliações, e isso se torna ainda mais crítico no Carnaval”, destaca Marcelo Brasileiro, gerente de operações de segurança da Uber.

Para bloquear um passageiro, o motorista deve avaliá-lo com uma estrela. Nesse caso, o cliente será automaticamente bloqueado, impedindo que o motorista receba novos chamados desse passageiro no futuro.

O bloqueio também pode ser opcional quando o motorista dá duas ou três estrelas ao usuário. Não é possível bloquear passageiros que recebem avaliações de quatro ou cinco estrelas.

Em resumo:

Avaliação de 1 estrela: bloqueio automático com aviso. Um aviso vai informar ao motorista que, ao dar essa nota, ele não terá mais corridas com aquele passageiro.
Avaliações de 2 ou 3 estrelas: será disponibilizado um botão para ativar o bloqueamento do usuário.
Avaliações de 4 e 5 estrelas: não haverá opção de bloqueio, uma vez que são notas de boas experiências.

O motorista Leandro Silva afirma que a medida “é um benefício para o motorista, que não terá mais que transportar passageiros indesejados, que podem ter feito algo que o motorista não gostou”.

A nova opção de bloqueio, lançada antes do Carnaval, visa reforçar as avaliações mútuas “para incentivar comportamento respeitoso entre motoristas, parceiros e usuários da plataforma”.