Geral
Imprensa Oficial Graciliano Ramos lança 5ª edição do livro “Delmiro Gouveia e a Educação na Pedra”
A obra de Edvaldo Nascimento destaca o legado visionário do empresário em Alagoas

A 5ª edição do livro Delmiro Gouveia e a Educação na Pedra, de autoria do professor e pesquisador Edvaldo Nascimento, será lançada nesta sexta-feira (28), às 18h, no restaurante Casa de Mainha, localizado na Rua de Sá e Albuquerque, no bairro do Jaraguá, em Maceió.
O lançamento é promovido pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos, em parceria com a Secretaria de Comunicação de Alagoas (Secom) e o Shopping da Vila de Delmiro Gouveia. A nova edição incentiva a reflexão sobre a história de Delmiro Gouveia, explorando sua relação com a educação na antiga cidade da Pedra, hoje rebatizada em sua homenagem. Por meio de uma pesquisa detalhada, o autor evidencia o legado do empresário, que aliou desenvolvimento econômico e investimento em educação.
“O livro estava esgotado há algum tempo e havia grande demanda pelo seu relançamento. Esta edição traz algumas novidades que os leitores vão gostar de conhecer, além de ampliar a difusão dessa história para outros lugares”, afirma Edvaldo Nascimento.
A 5ª edição conta com revisões e ampliações do conteúdo original, incluindo novos documentos e descobertas sobre a vida e a atuação de Delmiro Gouveia. A obra se consolida como referência para estudiosos e interessados na história de Alagoas.

Para Maurício Bugarim, diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, o livro representa um marco na preservação da memória histórica local. “A obra nos permite compreender a importância de Delmiro Gouveia, demonstrando como a educação foi e continua sendo um pilar fundamental para o desenvolvimento da nossa sociedade”, destaca Bugarim.
O Autor
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, com estágio de Doutoramento intercalar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Possui Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL (2012), especializou-se em Psicopedagogia pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB (2003) e em História de Alagoas pelo Instituto Federal de Alagoas - IFAL (2021-2022), e graduou-se em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2002). Professor da rede municipal e estadual de ensino no município de Delmiro Gouveia/AL. Atualmente coordena o Grupo de Estudo Oeste Alagoano: ampliando Olhares (GEOAL).
Como pesquisador tem se dedicado a estudos sobre o Nordeste, com foco no Sertão Alagoano, onde desenvolve seus estudos há mais de 20 anos sobre a vida e a obra de Delmiro Augusto da Cruz Gouveia e a industrialização no sertão do São Francisco. Bem como, pesquisas no campo da História da Educação.
Prefaciou as obras: Estrada de Ferro de Paulo Afonso: Sua Origem, Paulo Afonso- 2007; Malaquias, o pioneiro: A história do povoado Sinimbu, Delmiro Gouveia – AL, 2008, Delmiro Gouveia: Era uma vez no Sertão, Ribeirão Preto – SP, 2010, Delmiro Gouveia: O Pioneiro de Paulo Afonso, Maceió - AL, 2013, organizou a publicação da cartilha: 50º Aniversário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário (1951-2001), Delmiro Gouveia- AL, 2001. Também escreveu vários artigos científicos: “A ‘Ação Civilizatória’ de Delmiro Gouveia no Sertão Alagoano (1902-1917)”; “Os professores e o processo educacional do operariado no sertão de Alagoas; A experiência do núcleo fabril da Pedra (1902-1926)”, 2013; Os Conselhos Municipais de Educação: Um espaço de exercício da Cidadania? (2015); O Oeste alagoano e o pensamento da historiografia tradicional (2023). Participou como avaliador do processo de Avaliação do Programa Nacional do Livro Didático- PNLD 2016. Organizou a publicação da Coleção do Jornal Correio da Pedra (2018), e o Catálogo do Parlamento Alagoano (2021).
Edvaldo Francisco do Nascimento nasceu em 03 de setembro de 1973, em Paulo Afonso – BA, Sertão do São Francisco, região de influência da cachoeira de Paulo Afonso. No início dos anos 1980 residiu na cidade do Recife- PE, radicando-se posteriormente em Delmiro Gouveia- AL. Atualmente desenvolve suas atividades profissionais e de pesquisa entre o município de Delmiro Gouveia e Maceió.
