Geral
VÍDEO: terremoto de magnitude 7,7 atinge Mianmar, derruba prédio na Tailândia e deixa mortos e desaparecidos
TV estatal de Mianmar diz que há pelo menos 144 mortos e 732 feridos. Arranha-céu desabou em Bangkok, capital da Tailândia, onde há 117 desaparecidos sob os escombro; oito morreram na cidade.

Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar nesta sexta-feira (28) e também foi fortemente sentido na Tailândia e na China.
A TV estatal de Mianmar, em nota disparada via Telegram, afirmou que pelo menos 144 pessoas morreram e 732 ficaram feridas pelo terremoto desta sexta-feira (28).
Na Tailândia, os tremores derrubaram um prédio em construção em Bangkok, onde equipes de resgate iniciaram buscas por 117 desaparecidos nos escombros; nenhum deles havia sido encontrado até a última atualização desta reportagem. Pelo menos oito pessoas morreram na cidade, diz o governo tailandês.
O epicentro do tremor foi localizado a 16 km a noroeste da cidade de Mandalay, na região central de Mianmar. Além da magnitude considerada muito alta, um dos fatores que agravaram a força do abalo foi a pouca profundidade do epicentro, que ocorreu a 10 km do solo. Isso fez com que o terremoto fosse sentido com mais intensidade.
A junta militar que governa Mianmar decretou estado de emergência em seis regiões, incluindo Sagaing, Mandalay e a capital, informou a mídia estatal. A junta foi estabelecida após golpe de Estado em 2021 e detém o controle sobre rádio, televisão e jornais. O acesso à internet também é limitado na região.
Em um movimento raro, a junta militar pediu doações a qualquer país ou organização que queira contribuir com as ações de resgate. Em um pronunciamento na TV estatal, o porta-voz também pediu materiais médicos para as vítimas.
O país já sofre com infraestrutura precária e um sistema de saúde debilitado por quatro anos de guerra civil.
A União Europeia, a França e a Índia já manifestaram disposição de enviar ajuda.
Uma análise do governo dos Estados Unidos estima que pode haver milhares de mortes e graves perdas econômicas. Segundo o serviço geológico americano, as regiões de Sagaing e Meiktila, em Mianmar, são as mais afetadas: "No geral, a população desta região reside em estruturas vulneráveis a tremores de terra".
Desde que a junta tomou o poder, as antigas autoridades do país, depostas no golpe, formaram um governo paralelo, o Governo de Unidade Nacional. Este "governo paralelo" também diz ajudar nos resgates.
