Geral
Hemoal tem estoque crítico e apela por doação de sangue
Hemocentro dispunha de apenas 137 bolsas de sangue, mas número ideal é acima de 400 bolsas
Faltando dois dias para o início do feriadão da Páscoa, quando historicamente triplicam as transfusões sanguíneas nas maternidades e hospitais, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) dispõe de apenas 24,25% do estoque de sangue necessário.
Diante deste quadro preocupante, uma vez que o órgão deveria contar com no mínimo 400 bolsas, mas, dispunha de apenas 137 nesta segunda-feira, 14, mais uma vez o apelo por doações de sangue é reforçado.
A medida ocorre com o intuito de evitar o cancelamento de cirurgias eletivas, previamente agendadas nas unidades vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), bem como não permitir que falte sangue para as transfusões de emergência, quando os pacientes correm risco de morte. Isso porque pacientes feridos em acidentes de trânsito ou que sofrem lesões por arma branca e de fogo são acometidos de hemorragias gravíssimas e dependem do sangue para sobreviver.
"Reforço diariamente que o sangue é um medicamento, mas, ao contrário dos demais, não se fabrica artificialmente e não se compra em farmácia. Para obtê-lo, temos que contar com a solidariedade da população alagoana. Por isso, mais uma vez, voltamos a apelar para que as pessoas doem sangue antes da Páscoa. Precisam apenas ter boa saúde, idade entre 16 a 69 anos e peso mínimo de 50 quilos", conclama a diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes.
Outros pré-requisitos
Além dos pré-requisitos citados pela diretora do Hemoal, para doar sangue também é necessário comparecer ao posto de coleta portando um documento de identificação oficial e original com foto. O candidato à doação de sangue não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis, além de hepatite, após os 11 anos de idade.
"No caso do candidato à doação de sangue que esteja gripado, com Covid-19 ou Influenza, a doação de sangue é vetada. Quanto ao voluntário que colocou um piercing ou fez tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação é proibida por um ano. Se ele consumiu bebida alcoólica, só pode doar 24 horas depois e se faz necessário ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação de sangue", informa Verônica Guedes.
Onde doar
O Hemoal conta com postos fixos de coleta de sangue no estado. No interior, é necessário comparecer à Unidade Eldorado, em Arapiraca, que funciona na rua Marechal Floriano Peixoto, próxima à Escola Alternativa. O órgão atende de segunda a sexta, das 7h às 18h, bem como aos sábados, das 7h às 17h.
Já na capital, o voluntário pode comparecer às Unidades Trapiche ou Via Expressa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h. Há também a Unidade Farol, no Hospital Veredas, que funciona às terças-feiras, das 7h às 17h.
