Geral

Óleo é encontrado no litoral do Rio de janeiro e Marinha manda para análise

De acordo com o Ibama 724 locais já foram atingidos pelo óleo

Por Yahoo 25/11/2019 13h01
Óleo é encontrado no litoral do Rio de janeiro e Marinha manda para análise
Reprodução

A Marinha brasileira captou amostras de óleo no litoral de três cidades do Rio de Janeiro neste domingo (24) e enviou o material para análise. Macaé, Quissamã e São Francisco de Itabapoana, todas no Norte Fluminense, foram os locais atingidos. Uma investigação será instaurada para saber a origem do óleo. 

Ainda não se tem a confirmação de que o óleo encontrado nessas cidades é o mesmo que chegou ao litoral nordestino e ao Espírito Santo.

O óleo foi notado pela primeira vez no litoral fluminense na última sexta-feira (22), em São João da Barra, também no norte do Estado. De acordo com a Marinha, após um trabalho de limpeza realizado no domingo, as praias de São Joao da Barra se encontram limpas.

Conforme informações da Marinha, aproximadamente um quilo de resíduo de óleo foi retirado do Canal das Flechas, em Quissamã.  Pequenas amostras foram coletadas dos outros dois pontos atingidos.

A crise ambiental causada pelo óleo no litoral do país começou no fim de agosto quando as primeiras manchas foram vistas na Paraíba. A partir daí, de acordo com o Ibama, 724 locais já foram atingidos. 72% dos municípios nordestinos tiveram suas águas afetadas.

Após mais de um mês de concentração no Nordeste, o óleo chegou à Bahia no início de outubro. Pouco mais de um mês depois, a Marinha encontrou resíduos no litoral do Espírito Santo, primeiro local atingido no Sudeste.