Geral

Carnaval 2020: confira a programação das prévias em Maceió

São atrações para todos os gostos e públicos, que arrastam e encantam maceioenses e turistas em mais de dez dias de programação

Por Assessoria 24/01/2020 11h11
Carnaval 2020: confira a programação das prévias em Maceió
Divulgação

Quem conhece a capital alagoana sabe que é onde se concentram as melhores prévias carnavalescas do país. Os dias que antecedem a folia de uma das festas mais aguardadas pelos alagoanos e visitantes são marcados pelos sons das marchinhas, o colorido das fantasias e o brilho das purpurinas, com desfiles de blocos de rua, apresentações de grupos culturais e diversas atrações musicais espalhadas pelo bairro histórico do Jaraguá e na orla da capital. São atrações para todos os gostos e públicos, que arrastam e encantam maceioenses e turistas em mais de dez dias de programação.

De acordo com o gestor da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer ( Semtel), Jair Galvão, as Prévias Carnavalescas já se consolidaram como um dos principais produtos turísticos da capital alagoana e das maiores festas pré-carnavalescas do Brasil que, além de oferecer a população e visitantes uma vasta programação de festejos, também salvaguarda a tradição dos blocos de rua, proporcionando a folia em família e entre amigos. 

“Maceió, que já é um dos destinos mais procurados para o  Carnaval 2020, tem as Prévias Carnavalescas como um dos principais produtos turísticos. O Jaraguá Folia e o Pinto da Madrugada – grandes protagonistas dessa festa – têm desempenhado importante papel no fortalecimento da imagem de Maceió como um destino que valoriza e apoia as tradições carnavalescas e que proporciona aos alagoanos e turistas, uma festa segura, familiar, com musicalidade e cultura nordestina. E é por se tratar de uma festa que movimenta a economia, gera emprego e, sobretudo, contribui para o aumento de fluxo turístico e da ocupação hoteleira, que a Prefeitura de Maceió disponibiliza sua estrutura, serviços e investe recursos no apoio a blocos para que essa tradição se mantenha viva e convide maceioenses e turistas a se engajarem nessa festa”, destacou o secretário. 

Confira abaixo os principais eventos, blocos e bailes de pré-Carnaval que acontecem em Maceió nos próximos dias: 

24 DE JANEIRO (SEXTA) E 26 DE JANEIRO (DOMINGO) 

24/01 – Samba e Rock Jaraguá

Promovido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), O “Samba e Rock Jaraguá” promete animar a noite alagoana nesta sexta (24). O evento, que é aberto ao público, traz apresentações da bateria da Escola de Samba Gaviões da Pajuçara e show do Igbonan Rocha.

No dia 25, sábado,  às 16h, na Praça Marcílio Dias, em comemoração ao Dia Municipal de Rock, se apresentam oito bandas: Retrospunktiva, Duality, Mastermind, Abismo, Cowboys From Hell, Reffi’z, Cheiro de Calcinha Rock e Atrito 82,

Onde: Praça Dois Leões – Jaraguá

Horário: 20h

24/01 – Exposição carnavalesca do Bloco Filhinhos da Mamãe

E para abrir alas de uma das prévias carnavalescas mais animadas e tradicionais de Maceió, o “Filhinhos da Mamãe” traz uma uma programação super convidativa este ano. Além do baile oficial no dia 14 de fevereiro, também acontecerá uma exposição e um cortejo. A exposição, realizada no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, traz o tema “Salão de Estandartes Carnavalescos dos Artistas Plásticos Filhinhos da Mamãe”. 

Onde: Iphan em Jaraguá

Horário: 19h

Informações: (82) 99981.4018

24/01 – Baile Vip da Weldja Miranda

Animação é o que não vai faltar no Baile Vip da cantora Weldja Miranda. Uma das grandes atrações da festa é a Orquestra Aqui Alagoas e participação especial do Carnavalesco Zuza Miranda do Munguzá de Olinda e Maria Bateria.

Onde: Espaço Pierre Chalita (Jaraguá)

Hora: 23h30

Informações: 82 99901.8912 / 99909.1491

26/01 – Bloco do Bita

A programação infantil do pré carnaval já está garantida com o Bloco do Bita. O bloquinho chega a Maceió e traz um grande show pra criançada com o Show do Bita, Orquestra Carnavalesca e estandarte Bigode Laranja e Boneco Gigante. O evento conta ainda com brincadeiras e lojinha do Bita.

Onde: Centro de Convenções de Maceió

Hora: 16h

Mais informações: (82) 3316-5430

1º DE FEVEREIRO (SÁBADO)

1/02  – Panelada do Bloco Turma da Rolinha

Uma grande e divertida confraternização entre os foliões do bloco. O famoso “esquenta” prepara o foliões para o desfile oficial das prévias carnavalescas.

Onde: Barrica’s, Ponta Verde

Horário: 12h

Informações: (82) 99981.4018

1/02 – Baile Verde e Branco

O Baile Verde e Branco do Iate Clube Pajussara já é marca registrada das prévias carnavalescas. Neste ano, a programação conta com a Orquestra de Frevo Cidade Sorriso e Samba Cai Dentro. 

Onde: Iate Clube Pajussara (Orla de Pajuçara)

Horário: 22h

Informações: 3231-8877 e 3231-3842

7 E 8 DE FEVEREIRO (SÁBADO E DOMINGO) 

7 /02  – Baile de carnaval dos Seresteiros da Pitanguinha

O Baile Carnavalesco dos Seresteiros da Pitanguinha chega a sua 13ª edição com muito frevo e marchinhas para rememorar os tradicionais carnavais de clube. A festa vai contar com o grupo Seresteiros da Pitanguinha, além da Spok Frevo Orquestra e Grupo Samba Lelê.

Onde: Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso (Jaraguá)

Hora: 22h

Informações: (82) 9 9350 2972

7 /02 – Bloco da Wilma

No quinto ano do Bloco, a cantora Wilma Araújo faz uma homenagem especial a Rita Lee e traz uma super festa de 5 horas de duração, com muito frevo, samba e cirandas, em um repertório com os principais sucessos dos grandes sambistas contemporâneos e mestres do batuque nacional. A cantora será acompanhada por um super time de músicos e o ambiente vai contar ainda com uma grande decoração para deixar a festa ainda mais bonita.

Onde: Espaço Pierre Chalita – Jaraguá

Hora: 22h

Informações: 82 3235-5301

8/02 – Calango e Serpentina – Caatinga Rocks

A festa Calango & Serpentina traz a animação da prévia oficial do bloco Pinto da Madrugada, junto com a comemoração dos 3 anos da cervejaria alagoana Caatinga Rocks. A cantora Naná Martins é a grande atração musical da programação, que conta ainda com o grupo Samba da Periferia e o pop rock da banda Jam 80.

Onde: Espaço Armazém (Jaraguá)

Hora: 21h

Informações: (82) 3025-5257

 8/02  – Cortejo Filhinhos da Mamãe

O tradicional Cortejo Filhinhos da Mamãe, que este ano completa 37 anos de existência, traz uma programação pra lá de especial. Com o tema “Filhinhos da Mamãe, brincantes e foliões, louvam Alex Barbosa, o arquiteto do sonho, o artista do ser nordestino!”, o cortejo faz uma homenagem ao arquiteto, que faleceu em 2019 e ficou conhecido por obras como o Parque Memorial Quilombo dos Palmares na Serra da Barriga e o Memorial da República na Avenida da Paz. Na programação, além do batizado do novo estandarte do bloco, também contará com  o som do maracatu Baque Alagoano, frevo com a Orquestra Frevo Temperado de Penedo e uma recepção super animada com o Maracatu Afrocaeté e apresentação do Boi-Bumbá Lacrau.

Local: concentração na Casa do Patrimônio – IPHAN-AL (Jaraguá)

Hora: 20h

Informações: (82) 99981.4018

8/02 – Bloco Caveira

Famoso na década de 90, o Bloco Caveira retorna em 2020 com a proposta de arrastar mais de quatro mil foliões na orla mais bonita do Brasil. Essa é uma ótima pedida pra quem quer relembrar a época do Maceió Fest ( famoso carnaval fora de época da capital alagoana na década de 90) ou principais hits do carnaval dos anos 90.

Local: Orla Pajuçara/Ponta Verde

Horário: 13h

Informações: (82) 98808-8077

14 (SEXTA), 15 (SÁBADO) E 16 (DOMINGO) DE FEVEREIRO 

14/02  – Jaraguá Folia

Uma das principais festas das prévias carnavalescas da capital alagoana, o Jaraguá Folia reúne todos os anos milhares de foliões em diversos blocos e apresentações artísticas no bairro histórico do Jaraguá. Neste ano, o evento retorna a sua programação tradicional, com concentração na Praça Sinimbu e saída em direção à Avenida da Paz, à beira-mar, seguindo para a Rua Sá e Albuquerque, uma das mais famosas do centro histórico, e término na Praça Dois Leões. De acordo com os organizadores, o público poderá ultrapassar 50 mil pessoas e reunir mais de 100 bloquinhos de rua, a exemplo do famoso “No Escurinho é Mais Gostoso”, bloco que reúne artistas do audiovisual alagoano (e quem mais amar e se identificar com a Sétima Arte) e o “Filhos da Pauta” organizado por jornalistas alagoanos. O grande diferencial do bloco é que os foliões devem se fantasiar de um personagem preferido de filmes ou séries. É um desfile de criatividade e animação. 

Local: Jaraguá

Horário: 20h

14/02 – Baile dos Filhinhos da Mamãe

Local: Museu Théo Brandão

Horário : 20h

Informações: (82) 99981.4018

15/02 – Bloco Pinto da Madrugada

Mais que um bloco de rua, o Pinto da Madrugada é considerado Patrimônio Imaterial da Cultura de Alagoas. Além disso, é um dos maiores blocos de pré-carnaval do País! Este ano, algumas novidades vão animar ainda mais a programação, como a ala Rasgando Couro Rock Maracatu, com a cantora alagoana Fernanda Guimarães e a cantora, compositora, multi-instrumentista e atriz, Lucy Alves –  que promete animar os foliões com muito rock – forró – maracatu em um carro com mais 45 músicos. Serão 15 orquestras de frevo, vários carros alegóricos, o mascote Pintinho e diversos grupos de passistas e blocos para todos os públicos, a exemplo do Bloco Nem Vem, que entra na avenida pelo segundo ano dentro da programação. Serão mais de 200 mil foliões que vão transformar essa festa em uma das mais alegres e especiais do país.

No mesmo dia, mais um bloco tradicional da capital que vai para a avenida é o Pecinhas de Maceió, completando 35 anos de existência. O desfile contará com a animação das bandas Rafa & Pipo Marque e Wallas Arrais, que também devem arrastar milhões de foliões na orla de Ponta Verde e Pajuçara.

Outros blocos que também desfilam no mesmo dia é o Turma da Rolinha, Bloco do Rei e Amiguinhos do Karlotas. Com certeza é animação certa!

Local: Orla da Pajuçara/Ponta Verde

Horário: a partir das 10h

Informações: (82) 99981.4018

15/02 – Carnaval da Inclusão com a banda Cazuadinha

As prévias carnavalescas também contará com o Pólo da Inclusão, em parceria com a APAE. A ideia é fazer com que pessoas com necessidades especiais possam também aproveitar a folia e se divertir ao som de muito frevo e da Banda Cazuadinha, que faz a alegria de adultos e crianças. O evento é aberto ao público.

Onde: Praça Gogó da Ema

Horário: 8h às 10h

Informações: 82. 99981-4018

16 /0  – Banho de Mar à Fantasia; Bloco Vulcão; Turma da Esquina; Porteiros & Zeladores.

Vários bloquinhos de frevo também desfilam na orla de Maceió no domingo da ressaca do Pinto. São desfiles tradicionais, que reúnem a população e turistas em um cenário paradisíaco, onde todos podem aproveitar para recarregar as energias e curtir a praia com a família e amigos.

Local: Orla Pajuçara/Ponta Verde

Horário: A partir das 10h

Informações: (82) 99981.4018