Geral

Governo cria GT para reabertura do comércio em AL

O Grupo de Trabalho vai oficialmente estabelecer protocolos de funcionamento dos setores econômicos

Por Blog do Edivaldo Júnior 31/05/2020 12h12
Governo cria GT para reabertura do comércio em AL
Centro de Maceió - Foto: Itawi Albuquerque

A reabertura dos setores considerados não essenciais em Alagoas deve demorar mais dez ou 15 dias. Ainda neste domingo (31) o governo deve publicar o novo decreto de situação de emergência, prorrogando, mais uma vez, as atuais medidas de isolamento social.

Depois deste decreto, se tudo correr bem, shoppings, comércio e serviços serão reabertos gradualmente.

As empresas que forem autorizadas a funcionar terão que seguir regras para evitar o contágio pelo novo coronavírus. As normas serão definidas por um Grupo de Trabalho criado pelo governo, que oficialmente vai “estabelecer protocolos de funcionamento dos setores econômicos”. 

O secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias, vai coordenar as reuniões do GT criado para definir os protocolos de reabertura destes setores

O GT reúne, além do Gabinete Civil, representantes do setor produtivo de Alagoas e das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Fazenda. O prazo para que o grupo apresente os protocolos de funcionamento das empresas é de 15 dias.

“Vamos começar a ouvir todo mundo. Essa é uma nova experiência. Estamos preparando o novo normal. Tudo com muito cuidado. Vamos ter que aprender a conviver com a nova realidade, com todos os cuidados sanitários, seguindo alguns critérios”, aponta Farias.

A flexibilização, aponta o secretário do GC, só pode acontecer “quando tiver espaço científico, com base em critérios como a quantidade leitos exclusivos para a Covid-19, redução do contágio, redução das notificações, índice de isolamento social adequado, enfim vários critérios que são importantes no momento da flexibilização. E os setores que forem autorizados vão ter que ter os cuidados necessários”.