Geral

Governo publica protocolo: reabertura começa dia 23 em AL

Portaria estabelece regras sanitárias para o funcionamento de todos os setores da economia, inclusive os que já estão abertos

Por Redação com Jornal de Alagoas 16/06/2020 09h09
Governo publica protocolo: reabertura começa dia 23 em AL

O Governo de Alagoas ainda não definiu oficialmente o início da flexibilização de setores da economia que continuam fechados no Estado, mas publicou na noite desta segunda-feira (15), no Diário Oficial do Estado (DOE), o protocolo sanitário que deverá ser seguido por todos os setores. Os que já estão abertos ou que os devem reabrir a partir da próxima semana

De acordo com várias fontes do governo, a reabertura será gradual e será iniciada a partir do próximo dia 23, quando entra em vigor o novo decreto de situação de emergência, que vai renovar as medidas de isolamento social em Alagoas.

A portaria com os protocolos sanitários foi assinada pelos secretários do Gabinete Civil (Fábio Farias), Fazenda (George Santoro) e Desenvolvimento Econômico e Turismo (Rafael Brito) e traz orientações e procedimentos que devem adotados, incluindo uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool gel, aumento da higienização dos ambientes e medidas de distanciamento social.

Uma das novidades é a exigência da limpeza dos sapatos, na entrada do estabelecimento, o q deve ser feito com um pano umedecido e uma solução de água sanitária.

O decreto traz ainda diversas recomendações que devem ser seguidas de forma específica por setores como salões de beleza e barbearia, supermercados e home centers, lojas e estabelecimentos de ruas, academias, bares, meio de hospedagem, igrejas e templos, shoppings e galerias, cafeterias, transportes intermunicipais, cinemas e teatros, entre outros.

Sinalizando

Nesta segunda-feira (15), pela manhã, durante entrevista, o governador Renan Filho sinalizou, mais uma vez para a retomada da economia ou a reabertura de setores que continuam fechados em Alagoas, durante o decreto de emergência, especialmente comércio e serviços.

Segundo o governador, os novos casos de Covid-19 estariam se estabilizando em Maceió, com tendência de queda na demanda por leitos, inclusive de UTIs, na capital. No interior, a curva segue ascendente.

Veja aqui a portaria: PORTARIA CONJUNTA GC/SEDETUR/SEFAZ/SESAU Nº 001/2020