Geral

Maceió registra recorde de novos casos de Covid-19

Com a queda do isolamento, número de novos casos volta a crescer na capital de Alagoas

Por Redação com Jornal de Alagoas com Gazetaweb - Blog do Edivaldo Junior 24/06/2020 22h10
Maceió registra recorde de novos casos de Covid-19

Apesar da renovação do decreto de situação de emergência, o isolamento social continuou caindo em Alagoas. As atuais medidas de enfrentamento da Covid-19,  prorrogadas até 30 de junho, mantém suspensas atividades de setores do comércio e serviços. Ainda assim, a movimentação de pessoas nas ruas é crescente, especialmente em Maceió. 

O mapa do aplicativo InLoco revela uma queda gradativa no índice de isolamento social (IIS) em Alagoas. O pior índice foi registrado no dia 19 de junho. Na terça-feira (23) véspera de São João, o IIS ficou em 37,5%, qando o desejável seria 70% ou pelo menos 60%.

Quanto menor o índice, em tese, maior o número de novos casos do novo coronavírus., o que vem se confirmando em Alagoas e, principalmente, em Maceió.

Pela primeira, em dez dias, Maceió voltou a registrar nesta quarta-feira (24) mais casos de Covid-19 do que o interior do Estado. A  capital também registrou o "recorde" de novos casos em junho. E o segundo maior número de casos desde o início da pandemia.

O descumprimento das medidas de isolamento social, visivelmente crescente na capital,  é constatado com a abertura na base do “jeitinho brasileiro” de lojas e empresas de serviços que deveriam permanecer fechadas. Difícil mesmo é encontrar algum estabelecimento comercial ou de serviços que não esteja aberto ao público na capital..

Nesta quarta-feira (24) o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde confirma mais 982 casos de Covid-19 em Alagoas. Foram 535 novos casos em Maceió e 447 no interior, confirmando uma tendê.

E um detalhe que chama a atenção. O número de novos casos é o maior registrados na capital desde o início de junho. Ou foi um “atraso” na divulgação dos resultados ou o a situação voltou a se agravar em Maceió. Esta resposta teremos nos próximos dias.

A média de novos casos de Covid-19 em Maceió vem crescendo rapidamente nos últimos dias. Se considerado todo o mês, a média diária é de 323 novos casos. Nos últimos quatro dias essa média saltou para 427 casos.

Gráfico do Blog do Edivaldo Junior, com a evolução diária de casos no Estado, com cortes para Maceió e interior, revela um crescimento no número de casos na capital

Retomada

O aumento de novos casos diários de Covid-19, se for mantido, pode levar o governo a prorrogar mais uma vez as medidas? Não parece haver mais clima para isso. A população, embalada por movimentos de direita e por segmentos do empresariado, pressiona pela reabertura de todos os setores.

Ao governo parcere não restar opção. Deverá que reabrir a partir de primeiro julho comércio e serviços, devido a pressão crescente, mesmo sob o risco de voltar a fechar depois.

Claro que se a população respeitar o distanciamento social controlado, não sair em “fúria” de volta ao comércio e ficar em casa tanto quanto possível, a retomada poderá ser mantida gradualmente, como se planeja.

O boletim

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde o estado tem um total de 31.230 casos confirmados do novo coronavírus até o momento, dos quais 6.827 estão em isolamento domiciliar e 278 internados em leitos públicos e privados. Outros 23.185 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Há 3.774 casos em investigação laboratorial. Foram registradas mais 18 mortes em território alagoano. Com isso, Alagoas tem 938 óbitos por Covid-19.