Geral

Cadeira de PVC reabilita internos com Covid-19 na UTI do Hospital da Mulher

É colocada na cama, onde o paciente vai estar sentado e apoiado com seus braços nas partes laterais

Por Agência Alagoas 25/06/2020 19h07
Cadeira de PVC reabilita internos com Covid-19 na UTI do Hospital da Mulher
Assessoria, Foto: Reprodução

Para reabilitar os pacientes de Covid-19 internos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a equipe de fisioterapia do Hospital da Mulher, em Maceió, viabilizou a confecção de cadeiras de PVC.  O equipamento ajuda o paciente na sedestação à beira leito, ou seja, em seu controle de tronco para que ele possa ficar em pé novamente, principalmente após longo período em coma.

A cadeira de PVC é colocada na cama, onde o paciente vai estar sentado e apoiado com seus braços nas partes laterais. Nos caos de pacientes intubados, a equipe vai trabalhar o controle de tronco, visando favorecer o desmame da ventilação mecânica. Para os não intubados, a atuação irá focar na parte motora, tanto dos braços (no autocontrole do tronco e da cervical), quanto do quadríceps.

“Como os pacientes de Covid-19 estão sentados à beira do leito, a cadeira vai dar o apoio necessário para que a equipe consiga treinar o controle, tanto da cabeça quanto do restante do corpo. Essa ação vai ajudá-lo em sua recuperação, sobretudo, na parte respiratória”, explicou a coordenadora de fisioterapia do Hospital da Mulher, Damyeska Alves.

Trabalhar o tronco

Já a fisioterapeuta do Hospital da Mulher, Danielly Palmeira, salientou que trabalhar o controle de tronco do paciente é imprescindível para o sucesso do desmame da ventilação mecânica. “Tendo esse controle de tronco, a equipe acaba por trabalhar também o quadríceps (músculo femoral, localizado na face anterior da coxa, envolvendo quase que por completo o fêmur) do paciente. Os exercícios auxiliam não apenas na respiração, como também, na recuperação do paciente para atividades da vida diária", explicou.

Ainda de acordo com a fisioterapeuta do HM, esse trabalho é necessário porque os pacientes com Covid-19 internos na UTI ficam, geralmente, muitos dias usando bloqueadores neuromusculares e sedativos. Com isso, eles acabam ficando fracos, o que é natural nesses casos.

Segundo Danielly Palmeira, não existe um período estimado para que a equipe possa dar uma avaliação no que diz respeito ao quadro do paciente quanto ao uso contínuo da cadeira. Isso porque, segundo ela, cada caso é um caso e o resultado vai depender muito da tolerância do paciente durante os exercícios.