Geral

Sindepol-AL alerta que governo de AL pretende criar uma delegacia que já existe

Sancionada pelo governador Renan Filho em 2015, a delegacia das minorias nunca foi posta em prática

Por Gazetaweb 13/07/2020 18h06
Sindepol-AL alerta que governo de AL pretende criar uma delegacia que já existe
Imagem Ilustrativa, Foto: Reprodução

O Sindicato dos Delegados de Polícia Civil de Alagoas (Sindepol-AL) falou por meio de nota à imprensa, que o governo de Alagoas pretende criar uma delegacia que já existe, nesta segunda-feira (13). 

Na última terça-feira (7), o governador Renan Filho (MDB/AL) anunciou, durante entrevista a uma rádio local de Maceió, que enviaria duas leis para a Assembleia Legislativa. 

"Essa que vai coibir o crime contra as pessoas que têm mais dificuldade de se defender e também outra delegacia que vai combater crimes relacionados ao colarinho branco e à corrupção em Alagoas", explicou.

De acordo com o Sindepol, a Delegacia Geral da Polícia Civil em Alagoas não foi chamada nem para participar das reuniões das entidades que sugeriram a criação da delegacia, nem pelo Executivo para debater o assunto, o que, segundo a entidade, se tivesse sido feito, evitaria tal situação.

A nota da entidade deixa claro que "embora a Lei Delegada não faça referência direta aos grupos vulneráveis, e afastadas as minúcias semânticas, é evidente que a Delegacia Especializada de Combate aos Crimes Contra as Minorias [prevista na Lei Delegada] também abarca os grupos vulneráveis". 

Por fim, os delegados de polícia afirmam que "não aceitaremos nossa ausência nos fóruns de discussão de temas relevantes para a sociedade e para a Polícia Civil".