Geral

Seagri deixa 80 mil famílias sem leite em AL por mais um mês

Apesar da aprovação de recursos no Fecoep, Secretaria mantém Programa do suspenso no Estado

Por Redação com Jornal de Alagoas com Gazetaweb - Blog do Edivaldo Junior 30/07/2020 22h10
Seagri deixa 80 mil famílias sem leite em AL por mais um mês
Secretário João Lessa Neto diz que não há previsão para retomada do programa do leite em Alagoas - Foto: Foto: Agência Alagoas

Pela primeira vez, desde que foi criado em 2002, o maior programa de inclusão social e produtiva do Estado sofreu interrupção em Alagoas. Cerca de 80 mil famílias estão sem receber o leite, que era entregue pelo governo do Estado desde meados de junho passado. A suspensão também prejudica mais de 3 mil agricultores familiares alagoanos.

A promessa inicial era que a entrega seria retomada ainda este mês. Não foi o que aconteceu. A Secretaria de Agricultura do Estado, esperava para que isso ocorresse, a aprovação dos recursos para pagamento dos atrasados aos agricultores familiares. A reunião do Fecoep, fundo que garante os recursos para o programa, foi realizada nesta quinta-feira (30). E apesar da aprovação dos recursos, não há previsão para a retomada da entrega do leite aos beneficiários.

Sem receber o leite em junho, julho, o fornecimento também só deve retornar durante o mês de agosto.  Mas ainda sem previsão.  O secretário de Agricultura de Alagoas, João Lessa Neto, comemorou a aprovação dos recursos que garantem o pagamento aos produtores, referentes ao período entre janeiro e junho deste ano. No entanto, ele informa que a retomada da entrega do leite ainda depende do governo federal.

“Programa todo pronto, estamos com todo o processo organizado para pagar os retroativos aos produtores e retomar a distribuição. Infelizmente a gente depende agora de um termo aditivo do Ministério da Cidadania. Esperamos resolver o quanto antes esta questão”, aponta Lessa Neto.

Reclamando

Diretores da Federação das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Alagoas (Famecal) tem pressionado o governo pela retomada do programa do leite, que foi suspenso pelo Governo do Estado para reformulação, serão efetuados ainda no começo deste mês de agosto.

Nessa semana os diretores da Famecal estiveram na Seagri para cobrar um posicionamento. Sem previsão para a volta do programa eles prometem fazer um ato no Palácio dos Palmares para cobrar um posicionamento do governador Renan Filho.

“Pedimos apenas o compromisso do Governo do Estado para a manutenção do Programa do Leite. Fomos informados que o dinheiro será liberado pelo Fecoep para que, em seguida, seja dado início o pagamento dos atrasados. Os produtores de leite estão há seis meses sem receber. A gente já sofre com altos índices de analfabetismo e agora com o da fome. Afinal, esse leite, que é fornecido pelo programa, é muito importante para as famílias carentes do nosso Estado”, afirmou o diretor de Formação e Educação Comunitária da Famecal, Antonio Sabino.

Em oficio encaminhado à Secretaria de Agricultura de Alagoas, a Famecal destacou que, diante do quadro da pandemia da covid 19 que assola Alagoas e o mundo, as famílias beneficiadas pelo Programa do Leite foram profundamente afetadas pelos efeitos econômicos negativos.

O programa atende mais de 80 mil famílias carentes do Estado com a distribuição semanal de leite fornecido por mais de três mil agricultores familiares alagoanos.