Geral

Shoppings, bares e restaurantes abrem no interior no dia 17

Novo decreto do governo flexibiliza em todas as regiões do Estado, exceto em 21 cidades do sertão, que continuam na fase laranja

Por Redação com Jornal de Alagoas 11/08/2020 22h10
Shoppings, bares e restaurantes abrem no interior no dia 17

O governador Renan Filho antecipou, durante entrevista coletiva, o avanço de todas as regiões de Alagoas no plano de distanciamento social controlado. A partir da próxima segunda-feira (17), Maceió avança para no Plano de Distanciamento Social Controlado, saindo da fase amarela (risco moderado) para a azul (risco moderado baixo). Os demais municípios do Estado, exceto os da região do sertão, saem da fase laranja (risco moderado alto) para fase amarela.

No interior, os municípios que passam à fase amarela poderão abrir bares, restaurantes, shoppings centers (caso de Arapiraca), galerias, centros comerciais e congêneres com 50% da capacidade; transportes intermunicipais e turísticos também poderão operar com 50% da capacidade; templos e igrejas com ampliação para 60% do público; e fica permitida a abertura de lojas e estabelecimentos de rua acima de 400 m².

A informação foi antecipada durante live na noite desta terça (11), pelo governador Renan Filho (MDB). “Temos um avanço em boa parte do interior do estado e na capital. O Médio e o Alto Sertão seguem ainda na fase laranja em virtude do espraiamento da doença para essas regiões. Nós achamos mais prudente observar essa parte do estado para evoluir à fase amarela mais adiante”, explicou o governador.

Renan Filho fez balanço positivo do enfrentamento da pandemia em Alagoas. “Estamos sim com diminuição de óbitos, estamos sim vencendo a Covid-19 aqui, mas com muito trabalho. Se a gente relaxar, relaxar na nossa proteção individual, relaxar na proteção da nossa família, do nosso bairro e da nossa cidade as coisas em Alagoas podem voltar a piorar”, disse o governador.

Na live, o secretário da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Alexandre Ayres, afirmou que os números vêm se consolidando e mostrando uma queda na quantidade de óbitos, além de uma estabilização na taxa de ocupação de leitos.

“Com a colaboração da população durante todo esse período, nos entendemos como é possível esses avanços para que a gente possa retomar, de maneira gradual, a economia e os seguimentos econômicos, para que a população possa voltar a realizar atividades que estavam anteriormente suspensas”, afimou.

Fase azul

Na fase azul em Maceió permite que bares, restaurantes, templos, igrejas, instituições religiosas em geral aumentem seu público para 75% da capacidade total. Já as academias, clubes e centros de ginástica continuam operando com 50% da capacidade na capital alagoana. O transporte intermunicipal também permanece com os atuais 50% da frota. Todos os setores autorizados a funcionar devem obedecer às medidas previstas no Protocolo Sanitário do Estado.

Fase laranja

As cidades que permanecem na fase laranja são integrantes da 9ª e da 10ª Região Sanitária: Água Branca, Canapi, Carneiros, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Inhapi, Mata Grande, Maravilha, Monteirópolis, Olho d'Água das Flores, Olivença, Olho d'Água do Casado, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.

 

Distanciamento social controlado

A aplicação do plano de distanciamento social controlado em Alagoas segue uma Matriz de Risco. A passagem de uma fase para outra, depende três eixos estratégicos que passam pela capacidade hospitalar instalada, evolução dos óbitos e taxa de crescimento de novos casos de Covid-19.

O Plano de Distanciamento Social Controlado foi dividido em cinco fases distintas: vermelha (risco elevado), laranja (risco moderado alto), amarela (risco moderado), azul (risco moderado baixo) e verde (risco controlado).

Veja o que pode funcionar em cada fase

Fase vermelha – apenas atividades consideradas essenciais, a exemplo de supermercados, farmácias e serviços de saúde.

Fase laranja - lojas do comércio de rua, com até 400 metros quadrados; salões de beleza; barbearias e templos religiosos, com 30% da capacidade.

Fase amarela - shoppings centers e estabelecimentos congêneres; bares e restaurantes funcionando com 50% da capacidade; e Transporte Intermunicipal e Turístico, funcionando com 50% da capacidade. Academias foram autorizadas a abrir no dia 29 de julho.

Fase azul - bares e restaurantes funcionando com 75% da capacidade; e Transporte Intermunicipal e Turístico, ainda funcionando com 50% da capacidade.

Fase verde - volta presencial de servidores públicos e das aulas presenciais, além das atividades de cinemas, museus e teatros.

Saiba mais: Maceió avança para a fase azul na próxima segunda-feira (17)