Geral

Governador inaugura 25º Centro Integrado de Segurança Pública em AL

Unidade de Lagoa da Canoa foi inaugurada em cerimônia virtual, nesta quinta-feira (13), pelo governador Renan Filho

Por Agência Alagoas 13/08/2020 17h05
Governador inaugura 25º Centro Integrado de Segurança Pública em AL
Governador Renan Filho / Foto: Márcio Ferreira

Alagoas recebeu, nesta quinta-feira (13), o seu 25º Centro Integrado de Segurança Pública (CISP). A unidade fica em Lagoa da Canoa, na região Agreste do estado, e foi entregue durante transmissão online pelo governador Renan Filho e o secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior.

“Já temos mais de um milhão de pessoas com a segurança de suas vidas, de suas famílias e de suas cidades feita por intermédio de um Centro Integrado de Segurança Pública. A partir de amanhã, o Cisp de Lagoa da Canoa começa a funcionar reforçando o policiamento no município e em toda a região Agreste, onde estamos, com essa estratégia eficaz e que deu muito certo, criando um verdadeiro cinturão de segurança em torno das cidades”, afirmou o governador.

Através da Secretaria da Segurança Pública (SSP), o Governo de Alagoas investiu mais de R$ 1,8 milhão para a instalação do CISP de Lagoa da Canoa. A unidade eleva a qualidade dos serviços prestados à população e promove a integração das polícias Civil e Militar. 

Com o CISP, Lagoa da Canoa também passa a contar com o programa Força Tarefa de Segurança Pública, que reforça o policiamento ostensivo no município. O programa do Governo do Estado remunera os policiais que se voluntariam para serviços extras, aumentando o efetivo nas ruas. A prefeita do município, Tainá Veiga, e o deputado federal Jairzinho Lira também participaram da solenidade de entrega, por meio de videoconferência.

O secretário Lima Júnior explicou que a região de Lagoa da Canoa possui uma posição geográfica estratégica para a Segurança Pública. “É um investimento que contribuirá para o fortalecimento do patrulhamento na zona rural, que era uma deficiência no interior. Uma diferença é que a Polícia Civil começa a registrar Boletim de Ocorrência 24h por dia. Trata-se de um esforço da Delegacia Geral para oferecer este serviço ao cidadão com mais eficiência”, declarou o secretário.

O próximo Centro Integrado a ser entregue em Alagoas fica em Coruripe. Na semana passada, Renan Filho autorizou a construção de mais um CISP, desta vez em Joaquim Gomes, e anunciou novas unidades em Novo Lino e Colônia Leopoldina. A meta do Governo do Estado é chegar a 40 Centros Integrados até o final desta gestão. Na próxima semana, será dada a ordem de serviço para a construção do CISP de Rio Largo.

“Essa é uma estratégia que deu muito certo, que reduz a violência e colabora de maneira descentralizada para que todas as regiões colham resultados positivos”, destacou o governador.

Em Alagoas, outros 24 Centros Integrados já estão em funcionamento, em todas as regiões do estado, instalados nos municípios de Boca da Mata, Murici, São José da Laje, São José Tapera, Girau do Ponciano, Ouro Branco, Cajueiro, Igaci, Viçosa, São Luís do Quitunde, Junqueiro, Pão de Açúcar, São Miguel dos Milagres, Mata Grande, Batalha, Major Isidoro, Messias, Teotônio Vilela, Campo Alegre, Pilar, São Sebastião, Taquarana, Marechal Deodoro e Maribondo.