Geral

Alagoas é o estado com a maior recuperação percentual do país em julho

Enquanto o volume de serviços no estado cresceu 3,6% entre maio e junho, entre junho e julho o aumento foi de 9,5%

Por Agência Alagoas e gazetaweb 11/09/2020 18h06
Alagoas é o estado com a maior recuperação percentual do país em julho
Tabela divulgada pelo IBGE; Foto: Reprodução

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e apontam a segunda alta consecutiva do estado. Entre os 26 estados e o Distrito Federal, Alagoas registrou o maior aumento percentual do país no setor de serviços no comparativo entre julho e junho deste ano. Enquanto o volume de serviços no estado cresceu 3,6% entre maio e junho, entre junho e julho o aumento foi de 9,5%. 

O setor de serviços apresentou um crescimento de 9,5% no mês de julho em Alagoas, de acordo com os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Esta é a segunda taxa positiva seguida registrada no estado, tendo em vista que, de maio para junho, houve um crescimento de 3,6%. Entre os meses de fevereiro e maio, as taxas de crescimento foram todas negativas, atingindo o pior percentual em abril, com -26,5%. 

O setor compreende as atividades de ramos variados, como transportes, alimentação, alojamento, tecnologia, serviços técnico-administrativos, entre outros.

A pesquisa

Divulgada todos os meses, a PMS abrange cinco grupamentos de atividades da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE 2.0): serviços prestados às famílias (como alojamento e alimentação), serviços de informação e comunicação, serviços profissionais, administrativos e complementares, transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio e outros serviços.