Geral

Equatorial dá dicas de como economizar energia ao utilizar lâmpadas e televisores

Empresa tem realizado gratuitamente a troca de lâmpadas obsoletas por lâmpadas de Led

Por Ascom Equatorial/AL 12/09/2020 10h10
Equatorial dá dicas de como economizar energia ao utilizar lâmpadas e televisores
As lâmpadas de LED podem gerar uma economia de cerca de 40% na conta de luz. Foto: Ascom Equatorial/AL.

Das casas de periferia às de luxo, dois itens estão presentes em todos os lares: lâmpadas e televisão. Apesar de parecerem ser equipamentos de baixo consumo, podem ter um impacto significativo na conta de luz, se não forem utilizados de forma consciente. Para não desperdiçar dinheiro e economizar energia, a Equatorial Energia Alagoas preparou algumas orientações para com pequenas mudanças, reduzir o consumo no final do mês.

Lâmpadas

  • Ao comprar lâmpadas, deve se dar preferência as de LED. Elas são um pouco mais caras que as lâmpadas fluorescentes compactas, mas podem gerar uma economia de cerca de 40%;
  • É importante também evitar utilizar as lâmpadas durante o dia e aproveitar a luz natural. Manter as janelas e cortinas abertas é uma boa opção para reduzir o consumo;
  • Pintar as paredes e tetos com cores claras ajudam a refletir a luz e torna a iluminação mais eficiente e econômica;
  • Além disso, deve-se sempre apagar a luz dos ambientes desocupados.

“O ideal é optar pelas lâmpadas de LED, que economizam bastante energia e tem uma durabilidade de aproximadamente 10 anos. Mas é importante verificar se a lâmpada tem os selos do Procel e INMETRO, que indicam produtos mais econômicos e de melhor qualidade”, explica a executiva de Relacionamento com o Cliente da Equatorial, Patrícia Moraes.

Televisão

  • Para economizar energia ao utilizar a televisão, é importante desligar o aparelho quando ninguém estiver assistindo
  • Ao comprar uma TV, o cliente deve sempre escolher aparelhos com o tamanho e potência de acordo com as suas necessidades, para evitar o desperdício de energia.

De acordo com executiva, é preciso ficar em alerta também com os aparelhos em stand-by. “Aquela luzinha que fica acesa mesmo quando o aparelho eletrônico está desligado indica que a TV, DVD ou decoder de TV por assinatura está em estado de espera, o chamado ‘stand by’. Nesse modo, os principais circuitos eletrônicos do produto, continuam a receber energia à espera de um novo comando de funcionamento, gerando consumo. Dessa forma, sempre que possível, desligue da tomada os equipamentos que não estiver utilizando, especialmente se for se ausentar por um longo período, como na hora em que todos forem dormir. Ao longo do ano, essas atitudes podem impactar significativamente na conta de energia”.

Troca de Lâmpadas

Até o dia 15 de setembro, na estrutura do Mega Feirão de Negociação da Equatorial no estacionamento do Maceió Shopping, os clientes de Maceió poderão trocar gratuitamente até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes compactas que estejam em funcionamento por lâmpadas de LED.

Para participar da ação é preciso atender aos seguintes critérios:

  • Estar em dia com a Equatorial ou ter negociado o débito e quitado a entrada;
  • Ser o titular da conta de energia (ou a conta estar em nome do pai ou da mãe);
  • Apresentar CPF e Identidade;
  • Apresentar a última conta paga ou o comprovante da negociação;
  • A unidade consumidora deve ser residencial;
  • Levar até cinco (5) lâmpadas velhas em funcionamento (fluorescentes compactas ou incandescentes).

A distribuidora também tem realizado a troca de lâmpadas em bairros da capital através do Projeto E+ Comunidade. Na próxima semana, a ação acontecerá nos dias 14 e 15 na Praça de Esportes Tenente Madalena em Cruz Almas, nos dias 17 e 18 na Associação Comunitária de Ipioca e em Guaxuma no dia 21 na Associação dos Moradores do Conjunto Elias Pontes Bonfim e no dia 22, na Rua Vista da Alegria. Os próximos bairros contemplados serão divulgados nas redes sociais da empresa e no site al.equatorialenergia.com.br.