Geral

Governo estadual entrega mais um hospital

Hospital será inaugurado no dia 5 de outubro; casos da Covid-19 também terão assistência na unidade

Por Agência Alagoas 25/09/2020 16h04
Governo estadual entrega mais um hospital
Igor Nascimento

O governador Renan Filho anunciou que o Hospital Regional da Mata, erguido em União dos Palmares, entrará em funcionamento para o uso geral e não somente voltado ao atendimento de casos da Covid-19. O equipamento, em fase final de instalação, será entregue à população no dia 5 de outubro. O investimento é de R$ 32,3 milhões. A unidade terá o seu fluxo de atendimento como porta aberta para urgência e emergência, com classificação de risco e demanda espontânea.

“O Hospital Regional da Mata já vai ser entregue para o uso completo. Ele não vai ser entregue somente para Covid. Então, no dia 5 de outubro, vamos entregá-lo já para atender todo cidadão alagoano que precisar de atendimento em saúde”, disse Renan Filho, ao se referir ao perfil assistencial da unidade de saúde.

Perfil assistencial

Nessa quinta-feira (24), o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, apresentou aos secretários municipais de saúde o perfil assistencial do Hospital Regional da Mata. A unidade será porta aberta para urgência e emergência, com classificação de risco e demanda espontânea.

“É muito importante a entrega do Hospital Regional da Mata, que contará com modernos equipamentos. A unidade chega num momento muito significativo e beneficiará em torno de 150 a 200 mil pessoas daquela região”, pontuou Ayres.

Além da urgência e emergência, o Hospital Regional da Mata contará com unidade de internação, centro de diagnóstico, centro cirúrgico e ambulatórios. No centro de diagnóstico haverá laboratório funcionando 24 horas, tomografia computadorizada, Raios X e ultrassonografia abdominal total.

Já os ambulatórios terão as especialidades nas áreas vascular, ginecologia, clínica médica e cirurgia geral. Em relação às unidades de internação, serão 30 leitos clínicos, 27 leitos para cirurgias, 18 leitos para obstetrícia e dez leitos para pediatria. O centro cirúrgico contará com quatro salas e sete leitos de recuperação anestésica.