Geral

Brasil não terá vacinação em massa contra Covid-19 em 2021

Médica brasileira que acompanha desenvolvimento de vacinas contra o novo vírus fala sobre

Por Metrópoles com informações de UOL 14/10/2020 08h08
Brasil não terá vacinação em massa contra Covid-19 em 2021
Sergio Lima/Folhapress

Avice-diretora da Organização Mundial da Saúde (OMS) da área de medicamentos, Mariângela Simão, declarou que não será possível vacinar toda a população brasileira contra a Covid-19 em 2021. Segundo ela, não haverá doses suficientes da imunização.

“Não vai ter campanha (de vacinação) em massa no ano que vem. Não vai ter vacina suficiente para vacinar todo mundo no ano que vem”, afirmou a médica brasileira, respondendo uma pergunta específica sobre o Brasil, em entrevista à CNN, nesta terça-feira (13/10).

De acordo com ela, a orientação é para que os profissionais de saúde sejam vacinados em um primeiro momento, assim como pessoas que trabalham com idosos, indivíduos acima de 65 anos ou aqueles que tenham alguma doença associada – isso corresponderia a mais ou menos 20% da população.

Mariângela ainda disse que "é razoável" imaginar que até o final de 2021, "com tudo correndo bem", existam "duas ou três vacinas aprovadas" contra a covid-19. "Eu diria que 2022 é um ano que vamos ter mais vacinas porque a gente está com tanta vacina em desenvolvimento... É provável que a gente tenha ainda outras vacinas que cheguem no ano que vem provando serem seguras e eficazes", pontuou. "O importante agora não é imunizar todo mundo num país, o que é impossível: é imunizar aqueles que precisam em todos os países", concluiu.