Geral

Acompanhe o calendário da vacinação contra a raiva



24/10/2020 17h33

Em Maceió, a campanha de vacinação contra a raiva começou neste sábado (24) em 5 Distritos Sanitários. No próximo sábado (31), a campanha continua nos 3 Distritos onde não houve vacinação. Já a etapa rural em Maceió acontecerá com equipes volantes de 26 a 30 de outubro.

A primeira etapa contemplou os 1º, 2º, 3º, 4º e 8º Distritos Sanitários. No próximo sábado (31), a vacinação acontecerá nos 5º, 6º e 7º Distritos Sanitários, das 8h às 17h.

De acordo com o coordenador-geral da Unidade de Vigilância em Zoonoses, Samy Barros, em animais domésticos o período de transmissão da raiva inicia de 2 a 3 dias antes do surgimento dos sintomas clínicos, durando por toda a evolução da doença, com a morte ocorrendo entre 5 e 7 dias após a manifestação sintomática.

“Não existe tratamento específico para a doença e a vacinação torna-se a mais eficaz estratégia para impedir que o vírus alcance a população, interrompendo, assim, o ciclo urbano da raiva”, explica o coordenador.

A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos, dentre eles os cães e os gatos. É causada por um vírus que se multiplica no sistema nervoso central e segue para as glândulas salivares. O cão e o gato são os principais hospedeiros na área urbana, e a relação de proximidade com o homem evidencia a condição de zoonose da doença.

Serviço

Vacinação de cães e gatos contra a raiva no dia 31 de outubro;
 
5º DISTRITO SANITÁRIO

- JACINTINHO
- SÃO JORGE
- SERRARIA
- FEITOSA
- NOVO MUNDO
- GROTA DO MOREIRA
- BARRO DURO

6º DISTRITO SANITÁRIO

- BENEDITO BENTES
-TABULEIRO

7º DISTRITO SANITÁRIO

- CLIMA BOM
- CONJ. SALVADOR LYRA
- SANTOS DUMONT
- CIDADE UNIVERSITÁRIA - Conjunto Village Campestre
- CIDADE UNIVERSITÁRIA - Conj. Denisson Menezes, Q. A, 25
- CIDADE UNIVERSITÁRIA - Conjunto Graciliano Ramos (terminal de ônibus)
- CIDADE UNIVERSITÁRIA - Conj. Eustáquio Gomes
- SANTA LÚCIA - USF Vereador Sérgio Quintella (Porte II) - Rua Desembargador Carlos de Gusmão
- CONJUNTO MEDEIROS NETO
- TABULEIRO DOS MARTINS

 



Compartilhe