Geral

Campanhas de vacinação contra pólio e sarampo são prorrogadas em AL

Dos 102 municípios de Alagoas, 61 não atingiram a meta mínima de 95% de vacinação contra a pólio

Por Redação com G1 Alagoas 01/12/2020 20h08
Campanhas de vacinação contra pólio e sarampo são prorrogadas em AL
Foto: Reprodução

As campanhas de vacinação contra a poliomielite, para crianças, e contra o sarampo, para adultos, foram prorrogadas até o dia 20 de dezembro em Alagoas, por causa da baixa procura durante a pandemia do novo coronavírus, Esta é a segunda prorrogação da vacinação contra o sarampo. A informação foi divulgada nesta terça-feira (1) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

De acordo com a Sesau, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), a medida de prorrogação foi adotada porque o estado não atingiu as metas mínimas recomendadas pelo Ministério da Saúde.

Dos 102 municípios de Alagoas, 61 não atingiram a meta mínima de 95% de vacinação contra a pólio até a última sexta-feira (27), data limite da última prorrogações.

Já na campanha contra o sarampo, as cidades que vacinaram 100% do público foram: Campo Alegre, Feira Grande, Jacaré dos Homens, Limoeiro de Anadia, Paulo Jacinto, Santa Luzia do Norte, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Milagres e Teotônio Vilela.

Ainda segundo dados do PNI, 70,2% do público-alvo da vacinação contra a pólio foi vacinado. Com relação ao sarampo, o índice de imunização corresponde a 52,12%, quando a meta seria 100%.

A assessora do PNI em Alagoas, Rafaela Siqueira, informou que não vai ter mais prorrogação, porque o Ministério da Saúde vai fechar o sistema de informação para digitação dos dados no próximo dia 20.

“Não há mais nenhuma desculpa aceitável para que o público alvo das duas campanhas deixe de se vacinar. Essa é a segunda prorrogação e nem a Pandemia da Covid-19 pode ser encarada como obstáculo para a não vacinação, uma vez que as equipes dos postos de saúde têm adotado todas as medidas de prevenção necessárias”, disse Siqueira.

A vacinação contra a poliomielite é para crianças menores de 5 anos. Já a campanha de vacinação contra o sarampo tem como público-alvo adultos de 20 a 49 anos. Todas as vacinações estão sendo realizadas nos postos de saúde.