Geral

Governo da Venezuela oferece oxigênio para hospitais do Amazonas

Além do governo Venezuelano, artistas estão se mobilizando para ajudar o estado

Por Thaís Letícia (estagiária)* Sob Supervisão com Jornal de Alagoas 15/01/2021 11h11
Governo da Venezuela oferece oxigênio para hospitais do Amazonas
Foto: Reprodução

Na noite desta quinta-feira (14), o ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, publicou em suas redes sociais que o país irá disponibilizar oxigênio para o estado do Amazonas, que está vivendo um momento de colapso na saúde pública devido às internações pela Covid-19.

Em sua publicação, o ministro afirmou que a Venezuela já entrou em contato com o governador do Amazonas, Wilson Lima, e que o oxigênio será disponibilizado imediatamente. Além disso, o país declarou solidariedade ao estado, que atualmente está em crise por conta da falta de oxigênio nos hospitais, e aumento no número de casos da Covid-19.

Mobilização

Além da Venezuela, artistas brasileiros também estão se mobilizando para ajudar o Amazonas. Em suas redes sociais, o comediante Whindersson Nunes, disse que está providenciando 50 cilindros de oxigênio para distribuir nas unidades mais urgentes do estado.

Segundo Whindersson, outros artistas também estão colaborando nas doações: “Tô no whats com a galera. Tirullipa 10 cilindros de 50L, Tatá Werneck 10 cilindros 50L, Simone 10 cilindro 50L, Tierry 10 cilindros 50L.”, afirmou em seu Twitter.

Colapso na Saúde

O Amazonas está vivendo um momento de colapso na saúde pública. Com o aumento no número de casos da Covid-19 no estado, os pacientes internados estão sem ventilação devido à falta do insumo. 

O pesquisador Jesem Orellana, da Fiocruz-Amazônia, afirmou que "acabou o oxigênio e os hospitais viraram câmaras de asfixia". O Sindicato dos Médicos do Amazonas fez um apelo para que seja encontrada uma solução para o problema. "Transportar oxigênio de outros estados em caráter de guerra é uma necessidade para salvar vidas", disse Mário Vianna, presidente da entidade.

Segundo o governador Wilson Lima, o estado entrou com uma ação na Justiça para que a empresa fornecedora de oxigênio garanta o abastecimento nas unidades de saúde em quantidade suficiente para atender a todos.