Geral

Ministério da Saúde confirma nova variante brasileira da Covid-19

Reinfecção foi registrada no Amazonas e foi notificada no dia 13

Por Raphael Alves (estagiário) com G1 15/01/2021 18h06
Ministério da Saúde confirma nova variante brasileira da Covid-19

O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira (15) um caso de reinfecção pela nova variante do coronavírus no Brasil. O caso foi notificado na quarta-feira (13) pelo estado do Amazonas.

O caso é de uma mulher que foi diagnosticada com a Covid-19 pela primeira vez em 24 de março de 2020. Nove meses depois, em 30 de dezembro, ela recebeu o segundo diagnóstico para a doença por meio de um teste RT-PCR, que identifica o material genético do vírus.

A análise laboratorial mais recente mostrou um "padrão de mutações, compatível com a variante do vírus SARS-CoV-2, identificada recentemente pelo Ministério da Saúde do Japão, mas de origem no Amazonas", informou o Ministério.

Até o momento, no Brasil, foram identificados dois casos de reinfecção por nova variante do SARS-CoV-2, um no estado da Bahia com a mutação identificado originalmente na África do Sul que segue em investigação, e outro já confirmado no estado do Amazonas com variante Amazônica identificada inicialmente no Japão. Os casos são monitorados pelas equipes do Ministério da Saúde e da Opas/OMS.