Geral

Mais de cem mil alagoanos enfrentam o Enem na pandemia da Covid

Alagoas teve um aumento de 14% no número de inscritos para o Exame

Por Redação com Gazeta Web 17/01/2021 11h11
Mais de cem mil alagoanos enfrentam o Enem na pandemia da Covid
Foto: Divulgação

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (17), e muitos estudantes já se preparam para a prova. Eles dizem que, agora, é hora de descansar e revisar os assuntos, sem entrar "na pilha". Muitos, por sua vez, acreditam em um resultado ruim no exame, por causa da pandemia, onde tiveram os estudos afetados. 

Alunos até pediram o adiamento das provas, no entanto, o pedido não foi aceito. Este ano, medidas de seguranças foram estabelecidas para que o Enem fosse realizado. A pandemia da Covid-19 adiou o exame de 2020 para 2021.

Júlia Madeiro, de 21 anos, vai fazer o Enem pela primeira vez. A jovem vem estudando por conta própria desde o ano passado e acredita que pode obter uma boa pontuação. Ela sonha cursar odontologia na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Nesta reta final, Júlia contou que parou de estudar. Ela, uma vez ao dia, revisa uma determinada matéria, apenas para ficar por dentro do assunto e, também, para não "esquecer as fórmulas secretas". A jovem revelou que passou a estudar de forma criativa, para não esquecer o conteúdo. Já Gabriel Lucas acredita que o sonho de cursar Educação Física na Ufal vai ficar para o próximo ano. Ele tem 17 anos e passou a estudar o segundo ano do Ensino Médio de modo online, o que complicou sua rotina de estudos para o Enem.

"Estava muito focado no início do ano passado, mas veio a pandemia e tudo mudou. Passei a não me concentrar nas aulas on-line, o que me atrasou. Não estudei o quanto me planejei", disse.

Inscritos em Alagoas

Alagoas teve um aumento de 14% no número de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 102.577 estudantes devem prestar o exame no Estado, o que equivale a 12,7 mil candidatos a mais que os 89,8 mil inscritos em 2019. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com base nos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação do exame.

Portões abrem mais cedo

Os portões dos locais de prova do Enem 2020 serão abertos 30 minutos antes do previsto para evitar aglomerações, segundo o Inep. Antes, a abertura dos portões ocorreria às 12h; agora, será às 11h30, horário de Brasília. No primeiro dia de prova, as disciplinas são de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação. Já no segundo dia, é a vez de Matemática, Códigos e Suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.