Geral

Redação do Enem fala sobre o estigma associado às doenças mentais

A informação foi divulgada pelo ministro Milton Ribeiro em suas redes sociais

Por Redação com G1 17/01/2021 15h03
Redação do Enem fala sobre o estigma associado às doenças mentais
Foto: Twitter

O tema da redação do Enem 2020 é “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. A informação foi divulgada pelo ministro Milton Ribeiro em suas redes sociais.

Para Thiago Braga, professor de redação e autor do Sistema PH, o tema é atual e relevante.

"Entre 2015 e 2018, os casos de depressão relatados aumentaram 52% entre brasileiros de 15 a 29 anos. Isso me chamou a atenção e trabalhei o tema em sala", afirma. "Isso indica que mais pessoas buscaram ajuda e que houve mais dispêndio de investimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas isso não diminuiu o estigma social. É neste ponto que o aluno deve tocar: a gente tem aumento de casos, mas a percepção do mercado de trabalho ainda é preconceituosa de muitas vezes demitir ou deixar a pessoa estigmatizada", completa.

As redações do Enem são avaliadas de acordo com cinco competências, segundo o Inep. A nota pode chegar a 1.000 pontos, mas há critérios que conferem nota zero, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito ao exame.

Em 2019, o tema foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.