Geral

Arthur Lira busca agilidade e segurança na compra de vacinas

Foco do Parlamento é trazer imunizantes aprovados por agências regulatórias sérias no mundo

Por Redação com Agência Câmara 28/02/2021 13h01
Arthur Lira busca agilidade e segurança na compra de vacinas
Foto: Najara Araújo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu nesse sábado (27) que as vacinas cheguem aos brasileiros com rapidez e segurança. Segundo ele, é preciso urgência na discussão. Lira afirmou que o foco do Parlamento é trazer ao Brasil todas as vacinas aprovadas por agências regulatórias sérias no mundo. Na próxima semana, a Câmara deve discutir o projeto aprovado no Senado que autoriza os estados, os municípios e o setor privado a adquirirem imunizantes contra a Covid-19 (PL 534/21).

O texto permite que os compradores assumam a responsabilidade civil pela imunização, o que abre caminho para a entrada de novas variedades de vacina no País. Já o setor privado fica obrigado a doar todas as doses compradas para o Sistema Único de Saúde (SUS) enquanto estiver em curso a vacinação dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Após a conclusão dessa etapa, as empresas poderão ficar com metade das vacinas que adquirirem, e elas deverão ser aplicadas gratuitamente. A outra metade deverá ser remetida ao SUS.

“Temos que agilizar as vacinas, e o Congresso vem pautando as matérias nesse sentido, votamos uma MP na última semana que aumenta o cadastramento de novas agências para ofertar mais vacinas. A Anvisa liberou a Pfizer, e todos nós temos que remar no mesmo sentido”, defendeu.

De acordo com Lira, não cabe no momento discutir responsabilidades nem criar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) sobre culpados na gestão da pandemia. Ele afirmou que não é o momento de “fazer barganha política”, mas destacou que depois será possível apurar quem errou e errou dolosamente (com intenção).

Para o presidente da Câmara, agora é o momento de união de todos os setores para combater o que chamou de guerra sanitária. Ele prometeu dar celeridade ao projeto que chegou do Senado.

Auxílio

Durante a entrevista, Lira também foi questionado sobre a retomada do auxílio emergencial. Segundo ele, o benefício foi muito positivo para a economia e para a vida das pessoas. Segundo ele, este será um dos temas da reunião com os governadores marcada para a próxima semana.

O presidente da Câmara destacou que a votação de um novo valor para o auxílio emergencial, que deverá ser pago até junho, será feita de forma célere e com responsabilidade fiscal. Lira destacou ainda que o ideal é criar um novo programa social mais inclusivo e que garanta o acesso ao emprego formal.

“Estamos trabalhando incansavelmente para que o auxílio seja concedido de novo até junho, acertando com um valor responsavelmente correto, com fiscalização no cadastro”, disse.