Geral

Governadores apontam distorção de Bolsonaro sobre repasse aos Estados

Recursos repassados para a área de Saúde é absolutamente minoritária dentro do montante publicado pelo presidente

Por Redação com UOL 01/03/2021 12h12
Governadores apontam distorção de Bolsonaro sobre repasse aos Estados
Foto: Márcio Ferreira

Renan Filho e outros governadores de 16 estados assinaram uma carta na qual contestam o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), por uma postagem na qual listou valores que o governo federal teria repassado em 2020 a cada estado. De acordo com o documento, os recursos efetivamente repassados para a área de Saúde é absolutamente minoritária dentro do montante publicado pelo presidente.

“Em meio a uma pandemia talvez de proporção inédita na história, a agravada por uma contundente crise econômica e social, o Governo Federal parece priorizar a criação de confrontos, a construção de imagens maniqueístas e o enfraquecimento da cooperação federativa essencial aos interesses da população”, diz trecho da carta

Na conta simplificada que retirou do Portal da Transparência, Localiza SUS e Senado Federal, Bolsonaro citou valores diretos (saúde e outros), indiretos (suspensão e renegociação de dívidas) e colocou à parte o valor do auxílio emergencial. A postagem ocorre em um momento em que o governo federal é cobrado a voltar a financiar leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) destinados a pacientes com Covid-19. 

Segundo os governadores, os dados são distorcidos porque englobam repasses obrigatórios pela Constituição Federal, que estão previstos pelo pacto federativo.

“Situação absurda similar seria se cada governador publicasse valores do ICMS e IPVA pertencentes a cada cidade, tratando-os como uma aplicação de recursos nos municípios a critério de decisão individual”, criticam os governadores. 

A postagem do presidente ocorreu depois que foi cobrado a retornar o financiamento dos leitos de UTI.