Geral

AL pode entrar no cronograma de entregas da vacina Sputinik V

Governador visita nesta terça-feira (2) farmacêutica em Brasília

Por Redação com Agência Alagoas 02/03/2021 11h11
AL pode entrar no cronograma de entregas da vacina Sputinik V
Foto: Márcio Ferreira

Na manhã desta terça-feira (2), o governador Renan Filho visitou as instalações da União Química Farmacêutica Nacional S.A., em Brasília. O objetivo é conhecer o cronograma de entrega da vacina Sputnik V, bem como tratar da possível compra do imunizante pelos governos estaduais, em complementação ao Plano Nacional de Imunização. 

A visita às instalações da farmacêutica será coordenada pelo governador do Piauí, Wellington Dias, coordenador da temática “Estratégia para vacina contra a Covid-19” do Fórum Nacional de Governadores.

“Vamos verificar a possibilidade de os Estados brasileiros adquirirem diretamente as vacinas. O Supremo Tribunal Federal já decidiu que os estados podem comprá-las, no caso do não cumprimento integral do Plano Nacional de Imunização. E eu estou aqui justamente para, ao lado de outros governadores do Brasil, visitar o laboratório que produzirá vacinas no país, especialmente a Sputnik, para que a gente observe as condições de oferta e se tem condições de atender os estados diretamente”, informou Renan Filho, por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais.

Ele ressaltou, mais uma vez, que o Governo de Alagoas provisionou recursos para a aquisição dos imunizantes, caso o governo federal não os forneça em quantidade suficiente e descumpra o Plano Nacional de Vacinação.

“Eu já disse diversas vezes e vou aproveitar para repetir aqui: se houver oferta de vacinas, Alagoas tem recursos e vai comprá-las para acelerar o Plano de Imunização em nosso estado, especialmente priorizando a vacinação dos grupos de risco: idosos, profissionais da saúde que atuam na linha de frente e, depois desses, os profissionais da Educação para que a gente tenha condição de retornar com as aulas presenciais”, enfatizou.