Geral

Apesar de novos leitos, estado enfrentará dificuldade

Secretário avisa que próximos dias serão difíceis mesmo com a aquisição de leitos para covid-19

Por Redação com Blog Edivaldo Júnior 02/03/2021 17h05
Apesar de novos leitos, estado enfrentará dificuldade

Há menos de uma semana, Alagoas tinha 830 leitos SUS exclusivos para Covid-19 com taxa de ocupação geral de 55%. Para evitar o risco de colapso, a Secretaria de Saúde do Estado ampliou o número de leitos. Ainda assim, a demanda parece crescer mais rápido do que a oferta.

Nesta segunda-feira (1o) de acordo com o boletim da Sesau-AL, eram 871 leitos, com ocupação de 60%. As UTIs, que antes eram 261, aumentaram para 271. E apesar do número maior, a taxa de ocupação já chega a 72% no geral, sendo 66% em Maceió e 81% no interior (veja aqui o boletim).

Hospitais da rede ou filantrópica também enfrentam dificuldades. Alguns já não teriam mais leitos disponíveis para Covid-19.

Para tentar evitar o endurecimento das medidas de distanciamento social controlado com reflexos na economia de Alagoas, a Secretaria de Saúde do Estado vai aumentar esta semana – mais uma vez – o número de leitos exclusivos para a Covid-19.

O secretário Alexandre Ayres adianta que serão disponibilizadas nos próximos dias mais 30 UTIs. Serão dez a mais no HGE.

As novas UTIs no HGE seriam utilizadas para o atendimento geral. “Pela primeira vez em anos conseguimos atender uma antiga demanda, que era ampliação dessas UTIs no Hospital Geral do Estado. Infelizmente todas elas terão que ser destinadas para a Covid-19, em função do aumento de novos casos”, pondera Ayres.

Os outros leitos serão abertos principalmente na rede privada de Maceió e no interior. A preocupação de Ayres, no entanto, é que essas medidas – de forma isolada – não são suficientes para o enfrentamento da pandemia no Estado.

Em um texto que circula nas redes sociais, o secretário alerta para um agravamento da situação em Alagoas. “Peço à população que se proteja e se previna, que use máscaras e evite aglomerações, porque os próximos dias serão muito difíceis em Alagoas e no Brasil ”, diz.

A declaração, que chegou a ser considerada “fake news” foi objeto de apuração da Secom-AL (veja aqui) .

“É verdadeira a declaração atribuída ao secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, que vem circulando em grupos do WhatsApp desde a sexta-feira (26), sobre a situação de Alagoas nos próximos dias. A imagem compartilhada traz o trecho de uma entrevista concedida pelo gestor, onde ele diz que, caso a população não cumpra as orientações dos órgãos de saúde para o controle do novo coronavírus, a situação em Alagoas pode se complicar.”, diz trecho da reportagem.

Dividindo o peso

Na sexta-feira (26) o governador Renan Filho se reuniu com o prefeito de Maceió, JHC, para discutir ações conjuntas de enfrentamento da Covid-19. “Tive uma reunião com o prefeito de Maceió,  JHC, e equipes da Saúde, Educação e Gabinete Civil para discutirmos a situação da pandemia em Alagoas. Por um lado, o governo ampliará leitos, mas nós estamos alertando a população de modo que colabore com os cuidados necessários para que os leitos ampliados possam atender a demanda. Precisamos impedir que a doença avance enquanto a gente vacina.”, disse.

Nesta segunda-feira, Renan Filho teve reunião semelhante com o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa. “Estive hoje em Arapiraca junto com o secretário de Saúde, Alexandre Ayres para debater com o prefeito Luciano Barbosa sobre as medidas de enfrentamento à pandemia. Lá, abrimos novos leitos bem como ampliamos também o número de leitos nos municípios de Coruripe, Penedo, São Miguel dos Campos e Palmeira dos Índios. Estamos unindo esforços para minimizar os impactos da pandemia, mas é de fundamental importância que toda a população colabore neste momento.” publicou em rede social.