Geral

Alagoas terá toque de recolher a partir do fim de semana

Novo decreto deve restringir principalmente funcionamento de bares e restaurantes entre meia noite e seis da manhã

Por Redação com Jornal de Alagoas 03/03/2021 14h02
Alagoas terá toque de recolher a partir do fim de semana
Reunião entre governo e setor produtivo discutiu ações contra a Covid-19

O governo de Alagoas deve editar ainda durante esta semana um novo decreto do distanciamento social controlado. Tudo aponta para a adoção do “toque de recolher”, com probabilidade de reedição do decreto que estabeleceu, no final de 2020, o funcionamento de bares e restaurantes diariamente entre as 6h até 00h do dia subsequente em todo o Estado. Não existe, porém, indicativo da proibição de música ao vivo. As medidas devem valer já a partir do próximo final de semana.

Por enquanto a decisão, apesar do aumento de óbitos por Covid-19 em Alagoas é de não fechar nenhum setor que está aberto no momento. A reunião realizada entre representantes do governo do Estado e setor produtivo nesta terça-feira (2) serviu para discutir medidas que deverão ser anunciadas até a próxima sexta-feira para o enfrentamento da pandemia.

As mudanças no plano de distanciamento social controlado serão adotadas para tentar diminuir aglomerações. Além da restrição de horário, uma das medidas mais duras será a proibição total de eventos, autorizados atualmente para o limite de até 300 pessoas.

O que os representantes do setor produtivo pediram ao governo é que as medidas sejam adotadas em doses homeopáticas – sob o argumento de que se a dose for muito forte pode mantar o paciente. A proposta é ir adotando, paulatinamente, as restrições de circulação de pessoas e ajustando com a capacidade de atendimento da rede hospitalar.

A reunião, tratada como “fórum de alinhamento das ações de combate à Covid-19 no estado, contou com participação dos secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, do Gabinete Civil, Fábio Farias e da Saúde, Alexandre Ayres, representantes do setor produtivo alagoano e da Prefeitura de Maceió. O encontro aconteceu no Palácio República dos Palmares com objetivo de ouvir a demanda dos segmentos e manter diálogo próximo entre as áreas pública e privada.

“Temos agido, reconhecidamente em todo o Brasil, com racionalidade e equilíbrio entre a preservação da vida e da atividade econômica, sobretudo, sob a ótica da geração de emprego e renda para o nosso povo. Graças ao trabalho conduzido pelo governador Renan Filho, Alagoas tem se destacado como um dos poucos estados do país a manter diálogo direto entre o poder público e o setor produtivo e é muito importante que a população saiba que estamos atentos à demanda de todo segmento”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito.

A reunião contou com a participação de representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel/AL), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH/AL), da Federação do Comércio de Alagoas (Fecomércio/AL) e da Associação Comercial de Maceió, e teve caráter não deliberativo, ou seja, nenhum nova medida em relação ao Plano de Distanciamento Social Controlado foi definida.

“É necessário que neste momento não marginalizemos nenhum segmento diante da sociedade, mas, sim, que cobremos aqueles empreendimentos e também todo cidadão que não esteja cumprindo as regras sanitárias e de distanciamento social. A consciência coletiva continua sendo indispensável”, conclui o secretário.

Saiba mais: “Temos que equilibrar a preservação da vida e dos empregos para nosso povo”, afirma secretário