Geral

Na fase vermelha, AL passa a ter toque de recolher

Com 88% dos leitos de UTI ocupados, Governo de Estado endurece medidas do Plano de Distanciamento Social

Por Redação com Jornal de Alagoas 17/03/2021 12h12
Na fase vermelha, AL passa a ter toque de recolher

O Governo de Alagoas anunciou, durante live nesta terça-feira (16), que todo o Estado passará para a Fase Vermelha de distanciamento social controlado devido ao agravamento da disseminação do coronavírus no estado. As novas medidas serão ampliadas, passando a valer na sexta-feira (19), a partir de 0h, por 14 dias. Entre as medidas, haverá toque de recolher a partir de 21h, onde será vedada a ciruculação de pessoas em todo estado numa faixa de horário. 

Durante a apresentação, dos indicadores de Matriz de Plano de Distanciamento Controlado, foi visto que os indicadores estavam "no limite". O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), explicou que mesmo com os esforços de abrir novos leitos, a população precisa cooperar na adoção das medidas. "O Estado fez um esforço, ao longo dos últimos dias, para aumentar os leitos e, mesmo assim, chegamos hoje [16] a 88% de ocupação de leitos de UTI. Desses, 91% estão na capital. A gente só vai dar conta para atender as pessoas que precisam da rede hospitalar, se o cidadão cooperar com as medidas. Tem estado que as pessoas estão morrendo sem ter acesso ao leito, ao respirador e ao oxigênio. Não queremos chegar isso aqui. Por isso, iremos levar todo estado para a área vermelha", explicou Renan Filho. 

Com o novo decreto, que deverá ser publicado ainda hoje (16), as alterações nas medidas são:
- os segmentos terão 48h para se adequar;
- restrição de horários de circulação: nenhum cidadão pode circular após às 21h, a não ser que o destino seja para algum serviço essencial (supermercado, farmácia etc; e trabalhadores essenciais);
- vedado acesso a praias, lagos e rios nos finais de semana;
- calçadões e praias poderão continuar a ser utilizados de forma individual e pequenos grupos durante a semana;
- bares e restaurantes estarão fechados e poderão funcionar com o sistema pague e leve e delivery;
- horário do comércio: Centro da cidade - das 9h às 17h, sendo vedado funcionamento aos sábados, domingos e segundas-feiras; shoppings - das 11h às 20h, sendo vedado funcionamento aos sábados, domingos e terças-feiras; lojas de rua e galerias - 10h às 18h, sendo vedado funcionamento aos sábados, domingos e segundas-feiras;
- academias seguem com 30% de funcionamento, através de agendamento. Está vedado a prática esportiva nas academias as pessoas com mais de 60 anos ou que possuam qualquer comorbidade que pode ser agravada com o coronavírus;
- igrejas: seguem com 30% da capacidade;
- salões de beleza e barbearias: segue com capacidade reduzida e com atendimento apenas com agendamento;
- transporte intermunicipal: está vedado integralmente.

As aulas da rede particular de ensino não serão paralisadas. O Estado vai avaliar a evoução das novas medidas durante os próximos 14 dias.

O secretário de Saúde, Alexandre Ayres, pediu a colaboração de todos os alagoanos. "Tivemos mais uma semana muito dura. É o segundo dia consecutivo que ultrapassamos a marca de mil casos testados positvos no estado. Todos os profissionais da rede de saúde, vem se esforçando muito. É chegado o momento de avançar nas medidas restrititvas e precisamos da colaboração mais intensa da popupação. Temos observado que alguns segmentos e faixas populacionais tem descumprido as medidas", alertou Ayres. 

"Essa é uma forma de evitar que o vírus se propague. Nós vamos seguir enfrentando, como seguimos até aqui. De cabeça erguida e fazendo o que for necessário para salvar vidas e buscando o equilíbrio máximo entre as possibilidaes que o estado tem de manter sua atividade econômica. Como governador de Alagoas, espero que o novo ministro siga a ciência e colabore com os estados e municípios e defina uma estratégia nacional. Não tem sido fácil. O Brasil vive o momento de muita dificuldade, mas vamos trabalhar com dedicação máxima", ressaltou o governador Renan Filho.